Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2005

Chuvas Causam Estragos
Itapemirim ainda sofre as consequ�ncias das fortes chuvas que se precipitaram sobre a regi�o nos �ltimos dias.
Chuvas Causam Estragos
Maratimba.com

O munic�pio de Itapemirim ainda sofre as consequ�ncias das fortes chuvas que se precipitaram sobre a regi�o nos �ltimos dias. Na tarde de ontem (16), o governador Paulo Hartung esteve pessoalmente sobrevoando a regi�o e avaliou a dimens�o da calamidade que o munic�pio enfrenta. A maior parte das estradas do interior est� submersa, devido o aumento do volume das �guas do Rio Itapemirim, Rio Novo e Rio Muqui, ou foram destru�das pelos temporais, deixando algumas localidades totalmente ilhadas.

Nos balne�rios de Itaipava e Itaoca, onde, na noite de quarta-feira (14), ocorreu um grande temporal, ainda n�o � poss�vel calcular os preju�zos. Cerca de 600 casas foram alagadas; diversas ruas ainda est�o debaixo d"�gua; parte da drenagem, constru�da recentemente pela municipalidade, foi destru�da; e nas escolas p�blicas as aulas precisaram ser canceladas. De acordo com a m�dia hist�rica do �ndice pluviom�trico de Itapemirim, registrado pela Usina Paineiras, no m�s de dezembro o �ndice � de 167mm de chuva, por�m, somente nesta primeira quinzena, o �ndice registrado atingiu 2000mm.

O governador Paulo Hartung manifestou sua solidariedade para com os moradores de Itapemirim e disse � prefeita Norma Ayub Alves que o Estado ser� parceiro na reconstru��o e reparo das �reas afetadas. "Sobrevoei toda a regi�o e vi os estragos causados pela chuva. Afirmo que o Estado ajudar� o munic�pio a reparar os danos sofridos. O governador veio pessoalmente demonstrar sua uni�o com Itapemirim", disse Hartung.

Para a prefeita municipal, a vinda do governador � um sinal de amizade e solidariedade para com o munic�pio. "Recebemos o governador em v�rios momentos festivos, como: inaugura��es ou assinaturas de obras. Por�m agora, neste momento de calamidade, ele atrasou v�rios compromissos para vir em nosso socorro. Creio que, com a ajuda do Estado, estaremos respondendo �s necessidades de nosso povo,", afirmou a prefeita.

Tamb�m na tarde de ontem, o superintendente do Distrito Industrial de Itapemirim, Theodorico de Assis Ferra�o, esteve reunido com moradores do Distrito de Itaipava discutindo as prov�veis solu��es a serem tomadas no sentido de solucionar os constantes alagamentos. "Precisamos ouvir a popula��o, principalmente os moradores mais antigos que conhecem bem a realidade. Somente desta forma encontraremos a solu��o ideal", disse Ferra�o.



    Fonte: Departamento Oficial de Imprensa de Itapemirim
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir