Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-12-2005

Entulho da Inconsciência
Palácio da Águias não resiste a incapacidade administrativa e desmorona junto com a estupidez do poder público competente.
Entulho da Inconsciência

"As 05:30 da manhã acordei com um grande estrondo, para minha surpresa e decepção era a frente e lateral do Palácio das Águias que tinha acabado de vir abaixo". disse a professora Maria Antonio Marafoni vizinha do imóvel.

Visivelmente emocionada a psicóloga Ivilisi Soares Azevedo e uma das herdeiras do Palácio das Águias, balbuciava algumas palavras como : "Não aguento ver essa cena ou... descaso com a nossa historia". O patrimônio histórico que remonta do final do século XIX, era moradia da família Soares que era proprietário do Trapiche do Soares que servia de depósito para os produtos agrícolas que desciam o Rio Itapemirim vindos de todo o Sul do Estado além de produtos manufaturado oriundos da capital.

Esse patrimônio também já foi destruído fazia parte de um conjunto arquitetónico único no Sul do Estado. O mecânico de barcos Josias Ribeiro acha que o descaso com a preservação da nossa historia esta diretamente ligado ao processo de degradação da própria sociedade.

No dia 15 de Outubro a secretária de Cultura do Estado Neusa Mendes veio ao município e junto com o prefeito de Marataízes Toninho Bittencourt, prometeu liberar verbas para obras de contenção para evitar desmoronamento, na mesma cerimônia a equipe da Secretaria de Obras prometeu escoras para conter o processo de destruição.

Infelizmente não chegou a tempo as verbas para a recuperação do nosso mais importante patrimônio histórico esta totalmente destruído e a população de Marataízes perde seu maior referencial patrimonial que remonta de uma época que a cada dia torna-se entulho.

O entulho da nossa inconsciência. Feliz Natal.
Â



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir