Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-11-2005

Descaso Público com Patrimônio Histórico
Fico perplexo, e tenho certeza de compartilhar esse desejo com muita gente, com o descaso das autoridades com os patrimônios históricos de Marataizes.
Descaso Público com Patrimônio Histórico

Fico perplexo, e tenho certeza de compartilhar esse desejo com muita gente, com o descaso das autoridades com os patrimônios históricos de Marataizes.

O Trapiche, Casarão dos Soares e Oficina da Estrada de Ferro. Sei que existem projetos de pessoas bem intencionadas, mas foge da realidade, pois envolvem milhões de reais e os parcos recursos vão para as regiões com maior poder político. Não vou me alongar com explicações históricas, mas sim começar uma campanha que pretendo inundar os e-mails dos governantes.

Meu projeto não demanda de muitos recursos. Percorri com olhos de lince e concentração budista os referidos patrimônios. Vamos a eles. Para a antiga Oficina, o maior problema são as infiltrações, e escoramento. A campanha consiste em conseguir pedreiros para acabar com o problema. As telha viriam de doações ou das olarias na região da Safra. Não fica longe. As escoras, pediremos a Usina Paineiras que retirou os eucaliptos das estradas que funcionavam como pelotão de fuzilamento nos escapes dos carros.

Mas, isso é outra historia. Para o que resta do Trapiche do Porto da Barra, pedi a um amigo pedreiro sua idéia, ele me disse: "Professor é só "gradear", as paredes para preservar e assegurar, a sua permanência por algum tempo. Sabe aqueles eucaliptos da Usina? Um pouco mais serviria perfeitamente para o nosso propósito.

O Casarão dos Soares, recebeu o golpe de misericórdia, no governo Zé Inácio, que liberou recursos para a preservação. O que fizeram foi destelhar o suntuoso palácio, deixando a mercê das intempéries. Foi cruel. A idéia consiste em pedir a empresa de transporte Jolivan, que tem sede na vizinha Iconha, aqueles lonas grossas que se cobre os caminhões e embrulharemos o Palácio das Águias â€" como e também conhecido- para que seja preservado o DNA para as gerações futuras.

Também um bom mutirão de limpeza nos patrimônios sujos pelos entulhos da inconsciência. Ainda não acabou vamos a logística do meu plano. De terras lusitanas, meu amado Sandrinho Correa, vai envolver a comunidade maratimba e os intelectuais europeus, mande fotos, peça a Mario Soares para interceder com o seu amigo Lula.

Dos E.U.A o veloz e inteligente Eduardo Peçanha que tantas saudades traz, mobilize as entidades americanas, se possível, peça para Joan Baez, que cante a nosso favor. Do Canadá meu querido Claudinho vai emitir seu brado como fez o maior revolucionário que conheci: seu pai Zé Teodoro. Do Planalto Central, a voz do advogado amante de nossa terra Ronald Mignone, não deixara em paz o ministro boa praça Gilberto Gil. " Vamos fugir desse lugar...". Da nossa capital os pesos pesados da competência os doutores Tercelino Hauttequest e Geoerge Abib - meu prezado GUGU- mobilizem a nossa legião de amantes de Marataizes.

E finalmente, para os meus milhões (risos), de leitores da região, mandem e-mail para o Secretario boa gente Roberto Malta e o Prefeito Antonio Bittencourt, para que as devidas e imediatas obras sejam iniciadas.

Como todo democrata aceito sugestões que não passem de 1 digito.


José Rubens é Professor e Historiador


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir