Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-12-2005

Marataízes voltará ao circuito turístico?
É o que todos esperamos. Infelizmente, nossa cidade perdeu todo seu encanto.
Marataízes voltará ao circuito turístico?

Meus caros admiradores - ainda - de nossa querida Marataízes,
Como é visível, infelizmente, nossa cidade perdeu todo seu encanto. Quem viveu na cidade as década de 70 e 80 (como é o meu caso), bem como as anteriores, sabe bem do que estou falando, quando ela era conhecida como a "Pérola Capixaba", famosa por ter o melhor carnaval do Estado, por ter sempre gente bonita, por abrigar os toscos, mas excelentes barzinhos, etc, etc.

Qualquer cidade que queira entrar para o chamado circuito turístico, tem que criar um atrativo especial, algo que a diferencie das outras. Isso faz com que o turista aprecie o lugar, volte e ainda o indique para várias outras pessoas. Enquanto não pensarem de forma séria e profissional nisso, a cidade continuará como está, nesse marasmo que só piora todo ano que passa. E não adianta apenas arrumar a infra-estrutura, como aterrar a praia principal, fazer duas pistas, coletar o lixo decentemente, asfaltar as ruas, etc, porque a cidade já perdeu sua aura. Muito além disso, é preciso criar atrativos decentes.

Chega dessa história de trio elétrico no carnaval. A cidade não comporta isso e não faz parte de sua cultura, tendo essa coisa horrível nos sido empurrada goela abaixo no início dos anos 90, acabando com o que Marataízes tinha de melhor, que eram os bailes no Iate (esse tb está de dar pena) e os blocos na rua. É preciso, pois, profissionalizar o turismo, criando atrativos que reponham a cidade no circuito turístico. A propósito, deve ser mais do que louvada a iniciativa do Rodrigo Perim, que trouxe o festejado Moto Fest para a cidade. Considero tal atitude como um suspiro de sobrevivência e um olhar para o futuro. Quem viver verá.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir