Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-01-2006

Libertação do FMI
O povo brasileiro deveria estar nas ruas festejando e comemorando a libertação do país das garras do Fundo Monetário Internacional - FMI.
Libertação do FMI

O povo brasileiro deveria estar nas ruas festejando e comemorando a libertação do país das garras do Fundo Monetário Internacional - FMI.

Passamos vários anos nas manifestações dizendo FORA FMI; FMI FORA DAQUI. Pedíamos nas ruas o fim do pagamento dos juros da dívida, e agora que governo do presidente LULA, liquida essa famigerada dívida, o povo não comemora.

Alguma coisa esta errada.

Podem falar o que quiserem, mas se fizermos um balanço da situação do país nesses últimos 3 anos, vamos verificar que o saldo é positivo, ou seja, aconteceram muito mais coisas boas do que ruim. Mas essa análise precisa ser feita com imparcialidade, sem paixões para nenhum dos lados.

O Brasil esta indiscutivelmente melhor que estava há 3 anos atrás, é claro que ainda não é o Brasil que queremos, ainda está longe do ideal, mas não se pode negar que está melhor. A inflação está controlada, quando muitos achavam que ela ia disparar; o grande medo do risco de apagão foi eliminado com os investimentos feito em energia elétrica. Na área social, o Bolsa Família atingiu a incrível marca de 8,7 milhões de beneficiados, o Governo Federal gasta hoje mais de R$2 bilhões na política social; pagamos à famigerada dívida com o FMI, e com isso deixamos de enviar milhões de dólares para pagar os juros dessa dívida, coisa que nenhum governo fez, aliás o governo anterior só fez aumentar essa dívida.

Ainda no balanço da situação do país, o estado do ES também está com um saldo positivo. O estado que estava quase falido devido às desastrosas administrações passadas, atualmente, se encontra com suas contas equilibradas; o funcionalismo recebendo em dia e o estado investindo, coisa que não se fazia mais por aqui.

Também é positivo o saldo do município de Itapemirim, que mesmo tendo apenas 11 meses de governo, a atual administração soube muito bem atacar os pontos críticos da cidade e mesmo com a intensa chuva, o município tem se saído bem.

Por tudo isso, é que devíamos estar sim, comemorando "esse momento glorioso de nossa história", como bem disse Antonio José M. Feu Rosa, em sua coluna no jornal A TRIBUNA, e ele tem razão em fazê-lo, porque é realmente um momento glorioso a quitação da dívida com o FMI e o país inteiro deveria estar comemorando, saindo às ruas e festejando a independência econômica do Brasil.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luiz Carlos S. Santos    |      Imprimir