Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-01-2006

Gente que Faz
Alegria foi o sentimento que imediatamente me acometeu quando li a programa��o de ver�o de Marata�zes.
Gente que Faz

Alegria foi o sentimento que imediatamente me acometeu quando li a programa��o de ver�o de Marata�zes. Fazia tempo que n�o via uma reuni�o de bons eventos num ver�o s�, agradando a gregos e troianos, comportados e alegres, pescadores e surfistas, pastores e padres.

Ver a programa��o do ver�o serviu para amenizar o sentimento de tristeza diante do desmoronamento do Pal�cio das �guias, ocorrido no dia 16 de dezembro do ano passado. N�o era de hoje que estava anunciada a possibilidade de transformar-se em ru�na um dos mais belos patrim�nios hist�ricos do munic�pio. Agora temos que nos contentar com fotografias de algo que poderia ainda estar ali, inc�lume, mas que j� n�o existe mais.

Nenhuma das administra��es anteriores, desde quando Itapemirim era o munic�pio m�e, se preocupou com a preserva��o desse hoje inexistente patrim�nio hist�rico. Esse desmoronamento reflete exatamente a falta de cuidado com a hist�ria, com o p�blico, com aquilo que deveria ser bem cuidado e preservado.

Preocupar-se com a hist�ria � como aprender que n�o se deve jogar papel de bala, ponta de cigarro, ou qualquer lixo no ch�o ou na rua. Aprender que n�o se deve fazer isso pode at� demorar, mas um dia se aprende. Nem que seja na marra... ou melhor, no voto.

Mas isso � uma outra hist�ria.

Voltando � programa��o de ver�o, a Prefeitura Municipal de Marata�zes enfim demonstrou uma vis�o �mpar, com a oferta de v�rios bons eventos � popula��o e aos turistas, e o que � melhor, gratuitamente, como deve ser.

� no rastro do sucesso de eventos como esses que outros vir�o, melhores e maiores, elevando a consci�ncia cultural da comunidade. Elevar a consci�ncia cultural � refinar o ouvido, a leitura, coisa que � sempre ben�fica, menos para aqueles que aproveitam a ingenuidade de outrem.

Mas isso tamb�m � uma outra hist�ria, merecedora de um artigo � parte.

Voltemos � programa��o do ver�o. � important�ssimo enaltecer o nome das pessoas que fazem coisas boas e n�o poderia deixar de falar na figura do Robson Seyr e do seu "boss", Roberto Malta, � frente da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Marata�zes.

Surpresa n�o me causou a constata��o desse excelente trabalho feito pelos dois, j� que os conhe�o desde a mais tenra idade, dos tempos de moleque na boa e velha Marata�zes do in�cio dos anos 70 e 80, sendo sabedor das capacidades individuais de cada um.

Ver a programa��o de ver�o me fez lembrar dos idos do ver�o de 1981, num fim de tarde antol�gico, num show popular do Jorge Ben Jor, com a praia principal lotada, em toda a sua extens�o e isso s� me trouxe alegria. Fico lembrando de como era a praia naqueles tempos e vejo-a hoje, quase sem areia....

Bem... isso fica para outra hist�ria. Queria dar apenas parab�ns ao meus dois amigos pelo excelente trabalho


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir