Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-01-2006

Bengalada Neles
O bom velhinho passou por aqui. Foi na sua casa n�o? Voc� n�o deve ter se comportado bem este ano
Bengalada Neles

Papai Noel, me emprestou a sua bengala...

O bom velhinho passou por aqui. Foi na sua casa n�o? Voc� n�o deve ter se comportado bem este ano. Mas ano que vem, faca tudo conforme o formul�rio, ou a B�blia, ou o seu chefe mandar, ou como a patroa quiser. Sei la, fa�aa tudo direitinho que ele passa.

Era mais de meia noite. Bom, j� eram umas 6 da manha, ele estava cansado, o suor escorria por tr�s da barba longa branca como a areia da Praia das Neves. Bom o tal velhinho. Parecia muito cansado.

Entrou, tomamos um vinho, n�o me trouxe presentes, mas eu havia pedido um marido e ele disse que estava dif�cil encontrar um . que meu presente era muito complicado de achar no mercado, ainda mais que havia especificado que queria um var�o valoroso, assim, temente a Deus.

Era praticamente imposs�vel, ainda mais em Marata�zes, mas que na vila ou em Itaipava eu deveria verificar melhor... mas me deu esperan�as. I� procurar onde o litoral tinha crescido mais que aqui, e pelo fluxo de veranistas, a possibilidade era maior. E ano que vem ia fazer o poss�vel... Fiquei conformada. Fazer, o que... bom velhinho...

Falamos horas de coisas, sol j� nascendo, pediu mais uma taca de vinho e nozes.Expliquei que n�o deu pra comprar este ano, e ele sorriu comendo o queijo doado por uma amiga...e lamentou-se. E disse que tinha passado em Bras�lia no inicio da noite, e que antes de entrar nas casas de l�, olhou no sapatinho... n�o, espera ! Ele disse na cueca....ISSO!

Aqueles que n�o tinham colocado nada na cueca, nem na mala, ganharam presentes.

Perguntei o porqu� o saco ainda estava cheio, j� que ele tinha acabado as estafantes tarefas natalinas. Ele me olhou triste, por tr�s das grossas lentes, e me disse que havia passado no pontal e no porto da barra. Que a casa que ele costuma visitar a d�cadas atr�s n�o estava mais la... que uns pol�ticos aqui mereciam umas bengaladas.

Dissertou que a bengala do Sr. Ives foi feita no mesmo local que a dele, e ate faziam a barba no mesmo barbeiro... que o oculista tamb�m era o mesmo e achava que era por isso que a �tica, ou melhor o ponto de vista de ambos tinham algo em comum.

Que ate tinham combinado de ir a Bras�lia juntos, mas que por conta das tarefas de natal, n�o pode comparecer....Deixou-me uma tarefa �rdua, mas a cumprirei fielmente, pois respeito os mais velhos.

Papai Noel me pediu pra dar umas bengaladas nuns malcriados por aqui!
Foram eleitos pelo povo, recebem do dinheiro do bolso da popula��o e n�o cumprem o seu papel! Ficou muito triste quando ali pela pracinha do Erivelto viu uma lancha parada, n�o era ele que tinha dado o brinquedinho novo, e depois viu ainda l� pelas bandas da Usina Paineiras. Ficou sabendo no porto que era um brinquedinho novo de um tal deputado.... E que era vindo de um mensalinho ! Papai Noel ficou indignado! Pediu que eu usasse sua bengala nesse tal deputado!

Passou na casa da senhora Ivilisi e n�o constatou a mesma esperan�a, porque n�o pode cumprir o seu pedido do ano passado... Ela tinha doado uma casa
muito linda e PEDIU A ELE A RESTAURACAO DO PATRIM�NIO! Por at� fazer parte da historia da cidade como PATRIM�NIO HISTORICO, apesar
do dinheiro estar nas m�os dos pol�ticos locais, DESABOU! ...

Pediu-me pra dar umas bengaladas neles! No secretario de obras e em seu assessor ! No prefeito e nos vereadores, e deputados que n�o ficaram em cima exigindo urg�ncia ao trabalho...

Andando pela cidade, ficou triste por n�o ver o p�er e o quebra-mar que todos os moradores e veranistas esperavam. Que o antigo supermercado Guandu
n�o havia sido transformado em feira de artesanatos, conforme prometeu o
secretario de cultura. Que as peixarias estavam no mesmo local,

Pediu para...BENGALA NELES!

Andou pela cidade toda... passou na delegacia , Detran e pelo posto policial perto de paineiras e viu que havia uma tal taxa de remo��o de ve�culos que eram presos legalmente e ficavam no posto estadual , mas, que eram soltos ilegalmente mediante o pagamento do guincho por 100 reais! Quase a trena dele foi guinchada....mas, explicando que os filhos dos pol�ticos iam ficar sem presentes, inclusive o filho do dono da firma do guincho...

Perguntou-me porque s� uma firma fazia esse trabalho de guincho, j� que
teria que ter uma licita��o publica... Eu n�o soube explicar... Pediu pra dar
uma bengalada no deputado federal eleito por aqui. Confirmei que daria. E
com forca...

...os policiais ficaram na duvida... e ate reconheceram Papai Noel !Pediram
a ele um caixinha extra... Noel olhou desconfiado, abaixou a cabe�a, tirou o
gorro, cocou a longa cabeleira alva, E resmungou... - Tss- tss... A mesma coisa do ano passado! E, n�o prometendo nada, foi embora e me pediu....Bengaladas neles!

Tirou do bolso um papel surrado era ainda a lista de presentes que n�o
tinham conseguido entregar ao povo deste litoral. Semblante triste e come�ou
a ler nome de... REM�DIOS! Achei estranho o pedido.... Mas, ele queria
atender, mas o secretario de sa�de local n�o ajudou. Tinha umas pessoas at�
que precisavam de um hospital.

Disse-me tamb�m que j� estava ficando doente com tanta inefic�cia dos servi�os p�blicos...que algumas ruas de lagoa funda n�o eram iluminadas apesar de todos pagarem ilumina��o publica! E, passando na Escelsa pra verificar, viu que isso n�o era mais com a mesma, e sim com uma empreiteira da prefeitura. Perguntou-me se a popula��o sabia disso e o porqu�.... Eu tamb�m n�o soube responder! Havia um pedido de coloca��o de lombada para lagoa funda de numero tal h� mais de um m�s, e que n�o ainda havia sido atendido.... O descaso da prefeitura com Lagoa funda, Rosa Meirelles, Alto Marataizes, e Rua da Bacia, me deixou incumbida pra dar muitas bengaladas nos vereadores locais!

Pediu-me tamb�m pra dar uma bengalada especial em uma vereadora, que distribu�a leite em Lagoa Funda dizendo que o leitinho era dela, e se voc� n�o sabe, me disse ele, e a Selita e que paga impostos ao governo estadual com leite que s�o remetidos � prefeitura local! E que a vereadora, continuou, ele ainda estacionava o pr�prio carro na garagem da creche local. Papai Noel achou feio! Bengala nela!

O velho Noel se confundiu todo pela cidade!As cartinhas das crian�as n�o tinham endere�o direito, as ruas n�o tinham nomes, nem placas indicativas
de bairros ou praias.... E, como a mem�ria dele j� esta falhando, ele n�o
sabia onde morava mais quem... sem placa de rua, fica complicado.

E, papai Noel, eu tamb�m acho!Reclamou que os turistas n�o sabem como chegar aos locais e que teve que parar o tren� varias vezes para alguns mineiros e paulistas perguntando onde eram os pontos tur�sticos.... isso atrasou os trabalhos e as renas n�o gostavam muito..mas, fazer o que?

Pediu pra dar bengalada , e mais bengaladas nestes pol�ticos daqui!

Pronto Papai Noel!
J� est�o devidamente entregues as bengaladas. Bom as que couberam na coluna.... Porque, al�m do senhor,

O POVO DA DE MARATAIZES J� ESTA DE SACO CHEIO!

Sugest�es de mais bengaladas para o Noel s�o bem-vindas a coluna. beijos essa semana para a Thereza de Moreno, filha do Fabinho do Cartorio.

PAAPI NOEL SEMPRE VAI EXISTIR, TA THEREZA?
Beijos na alma!


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Zuzu Fontes    |      Imprimir