Categoria Verão  Noticia Atualizada em 18-01-2006

Cuidados com os Olhos
Fabrício Brochado, alerta que exposição prolongada ao sol, pode causar muitos danos a visão como catarata, lesão na córnea, etc.
Cuidados com os Olhos
Maratimba.com

Apesar do verão ensolarado e da pele bronzeada ser apreciada pela maioria das pessoas, a exposição solar pode trazer uma série de prejuízos ao nosso corpo. Ultimamente tem-se enfatizado muito a importância de se proteger dos raios ultravioleta, os quais são responsáveis pelos danos causados pelo sol.

Enquanto os danos de pele causados pelos raios ultravioletas são mais que conhecido e divulgados, seus efeitos nocivos aos olhos não são tão comentados. Alertou o oftalmologista Fabrício N. Brochado, diz ainda que a exposição prolongada, sem proteção adequada, pode causar danos como catarata, câncer nas pálpebras, lesões na córnea e a retina e pterígio, comum entre os pescadores da região, afirmou.

Fabrício Brochado explica ainda que os óculos de sol são os grandes aliados para preservar nossos olhos de todos esses riscos. Na hora da escolha, ressalta o oftalmologista, muitas pessoas se preocupa somente com a estética. Mas é importante levarmos em consideração que os óculos de sol foram feitos para cumprir um papel muito importante: preservar os olhos da radiação ultravioleta, explica.

Fabrício ressalta que as lentes dos olhos recebem um tratamento químico especial o que tem a capacidade de absorver os raios ultravioleta, filtrando o que entraria pelos olhos. Uma vez absorvidos, serão neutralizados e convertidos em energia na qual será transferida para o meio ambiente.

A principal medida na hora de escolher os óculos lembra Fabrício, é verificar se a lente bloqueia de 99 a 100% os raios UV. Como não há como saber apenas olhando para elas, a melhor forma de não cair em armadilhas é comprar os óculos de sol em lojas especializadas (óticas), evitando os camelôs que vendem óculos pelas praias.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir