Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-04-2006

Marataízes Entre Espigões e Gabiões
A construção de dois espigões que adentrarão pelo mar: isso vai resolver o problema das enchentes que teimam em “lamber” a nossa costa?
Marataízes Entre Espigões e Gabiões

Uma pergunta fica em mim a cada momento que passo pela praia Central de Marataízes: A construção de dois espigões que adentrarão pelo mar: isso vai resolver o problema das enchentes que teimam em "lamber" a nossa costa?

Que fim levarão os dantescos gabiões? Incrustado na bela paisagem, e que foram colocados de forma irregular e criminosa, permanecerão ali como um "impávido colosso", de nossa falida engenharia?

Foram consumidos milhares de reais tão necessários para a população, hoje blocos de pedras retorcidas furando os pés dos transeuntes. Por que não foi feito essa "milagrosa" obra na época.

Por que preferiram os gabiões?

O custo benefício valeu a pena?

Todos falam, arvoram, nessa nova tentativa de recuperar o irrecuperável, que é a paisagem do que foi uma praia exuberante, invadida desde os idos de 70 por avenidas, que na época eram a salvação da "Perola Capixaba".

Gastaram milhões de reais do seu, do meu imposto suado, numa obra que não pode cair no esquecimento. Agora querem dar uma resposta eleitoreira. É no mínimo um contra-censo.

Volto a perguntar: E os gabiões que fim levarão? Como diz a música; "Quem é que vai pagar por isso...". Ainda não fui, depois eu volto.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir