Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 12-04-2006

Projeto de Inclusão Agrícola
Prefeitura e arrendatários do projeto de agricultura familiar "Pequeno Produz", assinaram contrato de parceria.
Projeto de Inclusão Agrícola
Maratimba.com

O município de Itapemirim e representantes dos arrendatários do projeto de agricultura familiar "Pequeno Produz", assinaram nesta terça-feira (11), um contrato de parceria. O objetivo do projeto é gerar emprego e renda para famílias carentes do município, através do cultivo e comercialização de frutas e legumes, além da criação de peixes e aves.

Técnicos da secretaria municipal de Agricultura e do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural – Incaper – estão coordenando os trabalhos de preparo do solo nos 65 hectares arrendados pela municipalidade. Além da terra e de toda estrutura para o plantio as famílias estão recebendo cursos de capacitação profissional para o cultivo de produtos, conforme a safra e a demanda.

O secretário municipal de Agricultura, José Mauro Sales da Penha, garantiu a comercialização dos produtos cultivados e posteriormente a sua utilização na merenda escolar do município. "O projeto Pequeno Produz pretende alicerçar, através de um programa estruturado de agricultura, famílias carentes e desempregadas do município. Realizamos um levantamento técnico para identificar os produtos de maior demanda no mercado, justamente para garantir a comercialização e, conseqüentemente, a imediata geração de renda para os produtores", afirmou.

A prefeita em exercício, Sandra Peçanha de Almeida Marvila, esteve presente na solenidade de assinatura e enfatizou a importância do projeto como instrumento de desenvolvimento sustentável e geração de alternativas de emprego no município. "Percebemos que o município de Itapemirim está caminhando decisivamente rumo ao progresso. Estamos elaborando vários projetos que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. Essa área arrendada pela municipalidade servirá como fonte de renda, alimentação e inclusão social de muitas famílias necessitadas", frisou a prefeita.

A dona de casa Ângela Maria da Silva Pereira, uma das beneficiárias do projeto "Pequeno Produz", relatou a expectativa de sua família com essa nova oportunidade de trabalho. "Estou desempregada há 13 anos. Minha família é composta por três pessoas que sentem prazer em trabalhar com a terra e sempre trabalhei em lavoura de cana-de-açúcar. Desde o cadastramento na Secretaria, recebemos todo o apoio e incentivos necessários. Agora estamos ansiosos para começar a trabalhar".

O município de Itapemirim conta com a parceria do Banco do Brasil, que disponibilizou uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF – para o custeio do plantio.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir