Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-04-2006

O Macaco Nú
Durante a infância, Charles Darwin foi um garoto bem esquisito. Perdeu a mãe aos 8 anos - e como seu pai, um médico caretaço...
O Macaco Nú

Durante a infância, Charles Darwin foi um garoto bem esquisito. Perdeu a mãe aos 8 anos - e como seu pai, um médico caretaço, pouco se lixava para os filhos, foi criado por uma irmã mais velha. Aos 22, apaixonado pelas ciências naturais, abandonou a faculdade de medicina e embarcou como naturalista no navio HMS Beagle em sua expedição à América do Sul e Oceania - algo semelhante, hoje, a ir a Marte.

A viagem durou cinco anos - e fez de Darwin um sábio atormentado. Formidável expert em fauna, flora e geologia, ele começou a sacar que as espécies que melhor se adaptam aos seus ambientes estão mais aptas para sobreviver. Que as espécies evoluem - e isso se dá pela seleção natural, em que cabe à natureza a palavra final sobre quais vão em frente e quais vão pro brejo.

Nós, seres humanos, não somos diferentes. Mesmo que apenas no nível instintivo, estamos, a cada geração, tratando de garantir nossa perpetuação. Mas, se tudo evolui a partir de alguma coisa, no caso do homem que coisa é essa? Resposta de Darwin: "-Um quadrúpede peludo, dotado de um rabo e orelhas pontudas, que provavelmente vivia em árvores". Tais teorias atingiram feito um míssil o pensamento da época.

Até então ninguém havia encontrado explicação melhor para a origem do mundo que aquela do Gênesis: a de que tudo que existe foi criado por Deus numa só tacada. Darwin destronou essa idéia com seu livro ‘A Origem das Espécies’, mostrando que a natureza é implacável, um tremendo pega-pra-capar em que as criaturas, se não estão para viver, estão para morrer. E levou pau de todos os lados.

Atormentado por tantas críticas, pelas próprias conclusões (sua formação era religiosa) e pela morte de sua filha predileta, Darwin enclausurou-se nas últimas duas décadas de vida. Sua saúde entrou num colapso crescente e inexplicável. Só depois de sua morte soube-se que ele sofria da doença de Chagas, contraída por uma picada de mosquito durante sua viagem à América do Sul. "-E nós com isso?", você deve estar se perguntando. Procure se lembrar de Darwin da próxima vez que vir dois marmanjos aos berros, numa discussão de trânsito ou futebol. E me digam: ele tinha ou não razão?

Manoel Manhães é advogado e jornalista.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir