Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2006

Jovens Empreendedores
Jovens deixam familiares e amigos e partem em busca de melhores condições de vida em Portugal. Salários são o grande atrativo
Jovens Empreendedores
Maratimba.com

Cerca de sessenta moradores de Marataízes e Itapemirim, foram em busca de emprego em Portugal. Fazendo o caminho inverso dos nossos "descobridores", geralmente trabalham em bares e restaurantes.

O grande atrativo é o salário pago em euro, e a oportunidade de conseguir logo uma colocação. Trabalham de dez a dezesseis por dia, folga é palavra proibida, principalmente para aqueles que não possuem vistos de permanência.

Povo de tradição colonialista explorou por séculos o Brasil e outras partes do mundo. Segundo narrativas de emigrantes da região, muitos são tratados com desrespeito. Quando o patrão sabe que o trabalhador se encontra no país de forma irregular, pagam salários menores e ás vezes nem isso. "Tudo que tenho hoje, devo a Portugal, mas até ganhar a confiança da população, somos literalmente humilhados", afirmou Wallace Eleny Costa, dono da Auto Car, uma oficina de balanceamento de veículos no balneário da Barra do Itapemirim, Marataízes, permaneceu por quatro anos no país.

Lembra que quando chegou ao final de 2001 nas terras lusitanas, não passavam de quatro amigos. "Tive a curiosidade de fazer um levantamento e contabilizei, antes da minha partida, cinquenta e seis pessoas daqui. Vivendo na sua maioria no extremo sul do país na região de veraneio de Albufeira,estão espalhados nos diversos restaurantes e bares que recebem turistas de vários paises da Europa."

Wallace lamenta que alguns portugueses tenham uma visão distorcida do país. "Pensam que o Brasil só tem prostitutas e ladrões e o país se resume a Fortaleza.", complementa "em relação ao meu patrão nada tenho a reclamar".

O seu patrão era brasileiro. O pequeno empresário Rodrigo Mesquita, dono da Casa dos Parafusos, que permaneceu dois anos por lá, diz que sofreu todo o tipo de humilhação. "Portugal é um país para se ganhar dinheiro. O meu lugar é aqui na minha terra."


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir