Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-05-2006

OS 5%
Numa aula logo após um feriadão. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades
OS 5%

Numa aula logo após um feriadão. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.

Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que a turma correspondeu? Que nada.

Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou; ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que ele disse.

"Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", falou, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala; o professor continuou. - "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Os outros 95 % servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena muito grande não termos como separar estes 5 % do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje".

Não é preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?

Para mim, aquele professor foi um dos 5 % que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5 % mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.

DEU NO CACHOEIRO POST: Ligando pra casa - Oi, minha rainha! Como estás, meu amor? Bem? Que bom, me diz: As crianças estão bem? Perfeito. Almoçaram tudo?... Que beleza! Me conta, pequena, o que cozinhaste hoje?... Uau! Milanesa!... O meu prato preferido, meu céu. Por isso te adoro, e diz, tudo tranqüilo em casa?... sim? Escuta, me prometes que hoje a noite colocarás aquele babydoll preto, esse que é totalmente transparente?... Sim?... Obrigado coisinha, por isso te amo tanto... Daqui a pouco te vejo sim, meu amor? Agora...me chama a patroa aí, tá bom? www.cachoeiropost.com

Manoel Manhães e advogado e jornalista


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir