Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-05-2006

Disfunção Erétil - no Popular, “Brochura”
O termo Ser Homem pode ter vários significados, mas tem um que é extremamente forte e que significa a capacidade sexual
Disfunção Erétil - no Popular, “Brochura”

O termo Ser Homem pode ter vários significados, mas tem um que é extremamente forte e que significa a capacidade sexual da pessoa do sexo masculino. E fazer sexo, para os homens, significa ter ereção e poder penetrar.

Perder essa capacidade, mesmo que por um período curto, significa deixar de Ser Homem. Essa é uma situação pela qual a maioria dos homens vai passar mas para a qual não foram preparados . E quando ela acontece, os sentimentos que afloram são o medo, a vergonha e a humilhação, piorando ainda mais a situação.

De acordo com pesquisas feitas, um homem pode levar em média cinco anos para procurar tratamento para a disfunção erétil. A maioria desses homens, embora casada, não conversa abertamente com a esposa sobre o problema, pois acreditam que ela "já sabe".

As esposas também sentem dificuldades para abordar o assunto e muitas delas pensam que os maridos não as desejam mais, ou até criam dúvidas sobre infidelidade. Se para o homem já é tão difícil conversar com a esposa sobre o problema, imagina falar para um profissional da área, uma pessoa totalmente estranha, sobre uma coisa tão particular e delicada. Muitos sentem-se tão desconfortáveis que não retornam as consultas e não fazem os exames solicitados,pois não querem ser descobertos em sua "falha". E aí adiam o tratamento na esperança de que de uma hora para outra tudo volte ao normal e nada mais precise ser falado.

E quando escolhem procurar um especialista em sexualidade, terão que invariavelmente ouvir a pergunta: Você já falou com sua parceira sobre o assunto? Ela vai participar do tratamento? Homens são criados para não falar sobre seus medos e seus fracassos. São criados para dar conta de fazer sexo. E como falar de sexo sem contar vantagens? Como assumir que não estão dando conta de "Ser Homem" ?

Falar sobre o problema é o primeiro passo.O homem precisa conhecer seus limites, reconhecer suas tristezas, suas dificuldades e, principalmente, seus medos. Medo de ser trocado por outro, medo de que a mulher deixe de gostar dele, medo de ser abandonado, medo de ser rejeitado, medo de ser humilhado . Embora nossa cultura reforce esses medos, na maioria das vezes eles não são concretos.

É necessário planejar e iniciar a superação do problema. E a mulher é parte importante nesse processo. Ela precisa saber ouvir e, junto com o companheiro, desfazer todas as dúvidas que pairam nesta hora sobre o relacionamento. Para que o casal encontre novamente um clima de felicidade e de harmonia sexual só existe o caminho do diálogo franco e sem medo.Afinal, Ser Homem é muito mais que ter ereção, mesmo que isso seja muuuuuito bom.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir