Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 22-05-2006

Devastação Ambiental
Desmatamento de 5 hectares da mata Atlântica em Itapemirim, não recebeu autorização por parte da secretaria de Meio Ambiente
Devastação Ambiental
Maratimba.com

O desmatamento de cinco hectares da mata Atlântica acontecido na sede de Itapemirim, não recebeu autorização por parte da secretaria de Meio Ambiente do município. Foi o que garantiu o Secretário da pasta Eliário Leal. "Liberamos para que fosse feito uma limpeza em um córrego e na estrada que dá acesso ao local pois lá fica uma subestação da SAAE."

Indagado a respeito de quem partiu o pedido, disse que foi da família proprietária do local que já possui essa área desde 1967, e que detém um loteamento na área. Confirmou ainda que foi o Secretário de Transporte Jacques Cuzzuol, é genro da proprietária, que pediu a liberação.

"Não houve má fé do Secretário de Obras no que fez, segundo a legislação vigente, o proprietário tem que reservar uma área de 20% do local desmatado. O que aconteceu foi uma comoção pública por ser essa mata parte da paisagem histórica da Vila do Itapemirim".

Eliário explica ainda que a lei 013/2005 que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, que garante ao município emitir laudos, fiscalizar e deliberar propostas de impacto ambiental ainda não recebeu "sinal verde" do Estado. Quanto a agressão na área de mata Atlântica o secretário foi enfático: "Quem deve se posicionar é a justiça."


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir