Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2006

IEMA Embarga Banheiro
O IEMA embargou o banheiro e o quiosque de apoio turístico por não apresentar um plano de controle do impacto ambiental
IEMA Embarga Banheiro
Maratimba.com

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA) embargou o banheiro e o quiosque de apoio turístico por não apresentar um plano de controle do impacto ambiental da construção.

A obra foi construída onde existia uma quadra desativada e fica na interseção das praias de Itaóca e Itaipava, num local denominado de Pedra. Durante a obra alguns moradores questionaram o impacto e a descaracterização da paisagem que é uma das mais belas do município.

Mas o secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, Eliário Leal qualifica o IEMA de burocrático e moroso, demonstrando um total desconhecimento da realidade do município. "Nossa construção está dentro das normas ecológicas com fossa anaeróbica com reator e filtro, ao contrário dos trinta e seis quiosques construídos de compensados e ‘fossa negras’, onde estamos tentando resolver esse sério problema com a padronização dos quiosques dentro de padrões ambientais como determina a lei." Diz Eliário.

O secretario de Meio Ambiente lembra ainda a existência de oito banheiros feitos de placas de concreto espalhados pela orla, afirma que todos os detritos são jogados nas areias. "Não se preocuparam com esses graves problemas que já vem a tempo de outras administrações, que teremos que resolver o mais rápido possível".

A bióloga da secretaria de Meio Ambiente Poliana Freire disse que desde novembro tem encaminhado todos os documentos que o IEMA pediu para a liberação da obra. "Cheguei a fazer quatro viagens em uma semana para entregar em mãos as exigências, que não são poucas, ao órgão. Para depois de quatro messes embargarem devido a argumentos e procedimentos que não foram pedidos, é no mínimo um desrespeito a todos os procedimentos tomados."

A bióloga explica ainda que o banheiro recebeu todo o tratamento necessário como a fossa anaeróbica equipadas com filtros e reatores. No despacho o IEMA informa que no local existia área de restinga, o que Poliana contesta: "temos toda a preocupação com o meio ambiente, no local só existia uma quadra desativada" finaliza.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir