Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-05-2006

Paixão verde - amarelo?
Chegou a hora de mostrar todo o patriotismo brasileiro. No próximo mês, os quatros cantos do Brasil ficará em frente à televisão, pois afinal de contas o Brasil...
Paixão verde - amarelo?

Chegou a hora de mostrar todo o patriotismo brasileiro. No próximo mês, os quatros cantos do Brasil ficará em frente à televisão, pois afinal de contas o Brasil vai competir com outros países, na luta pelo título de Hexacampeão da Copa 2006.

As lojas já se preparam para agradar seus consumidores que, nesta época, vestem verde e amarelo da cabeça aos pés.

Mas, porque tanto patriotismo na hora de torcer pela seleção brasileira? Fico me perguntando a todo o momento. Não me lembro de ter visto ninguém trajando verde e amarelo, desde a última copa, em 2002, quando o Brasil conquistou o título de Pentacampeão. Não me lembro de nenhuma loja com adornos que lembrassem um patriotismo tão apaixonado. Parece que só nos lembramos que pertencemos a esta pátria em épocas como esta, ou quando em alguma solenidade pública entoamos o Hino Nacional.

Lembro-me que em tempos de primário, no colégio "Maria da Glória Nunes Nemer" antes de começarmos nossas atividades escolares, fazíamos uma fila, colocávamos a mão no peito e cantávamos o Hino do nosso País, meio sem saber a letra, mas cumpríamos naquele simples gesto, um exercício cívico. Bom, até hoje percebo que muitos adultos ainda trocam as letras ao cantar o hino.

Mas, voltando ao nosso assunto, Copa 2006. O momento é tão importante que muitos amigos e conhecidos já estão trocando seus horários de trabalho para não perder uma jogada da seleção. Será que esses mesmos amigos e conhecidos já fizera tal artimanha para passar uma tarde com a família? Queria ver esse patriotismo nas comemorações importantes do nosso país. Passou o Dia do Índio e quase nada foi falado, festejado. Os índios foram os primeiros habitantes do nosso Brasil e nem um especial na TV eles ganharam. A Copa... quem diria... os repórteres da maior emissora já estão de malas prontas para passar toda a temporada de jogos na Alemanha. Pelo menos, nas escolas as professoras ainda se lembram de fazer um divertido cocar, riscos coloridos no rostinho das crianças e muito "búbúbúbúbúbú" pra lembrar desses seres humanos, que hoje precisam ser protegidos pela Funai. Difícil, isso.

Comemorações como a Dia da Pátria, Proclamação da República... será que são menos importantes que a Copa 2006? Não vejo ninguém usar verde e amarelo nesses dias. Foram momentos da nossa história mais importantes que um título esportivo. Insisto, se não fosse as escolas... não haveria comemorações nesses dias. No dia da Pátria, 7 de setembro, nenhum brasileiro coloca sua camisa verde e amarelo, aquela usada nas Copas antigas, para pelo menos lembrar que a nossa Pátria tem um dia para ser lembrada.

Diante da corrupção em nossa política, seja ela nacional, estadual ou municipal, brasileiros não vestem a camisa do país e ajudam a melhorar o quadro político brasileiro, preferem declarar-se envergonhado por ser brasileiro. Sendo que, devíamos ter vergonha de nós mesmos, pois muitos vendem sua maior arma... o voto. Difícil...

Espero que todos aqueles que estamparão o Brasil no peito, lembrem-se que um bom patriota precisa ter além de uma camisa, um coração e um cérebro verde e amarelo, pra ajudar o nosso país a ser exemplo para aqueles brasileirinhos que festejam as datas cívicas, se vestem de índios com orgulho. Não vamos deixar que eles cresçam cidadãos desacreditados e envergonhados, como muitos de nós. Que eles possam antes de vestir essa mesma camisa verde e amarela, nas próximas copas, ter a consciência de que o ensinado nas escolas é para a construção de patriotas apaixonados.

Gleice Campos – Brasileira e Publicitária


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Gleice Campos    |      Imprimir