Categoria Educação  Noticia Atualizada em 24-05-2006

Exemplo de Dedicação
Eduardo de Aguiar Lima tem 19 anos e nasceu com paralisia cerebral, tornando paraplégico, o que não o impediu de estudar
Exemplo de Dedicação
Maratimba.com

Eduardo de Aguiar Lima tem 19 anos e estuda o segundo ano do ensino médio na escola Domingos José Martins, em Marataízes. Sempre com um sorriso estampado no rosto, nasceu com paralisia cerebral, tornando paraplégico, locomovendo-se numa cadeira de rodas amparada por sua mãe Celi Alves de Aguiar Lima.

Esse problema nunca impediu de estudar. Mas a única coisa que o deixa entristecido e o impede de estudar é quando chove, pois as péssimas condições das ruas não permitem chegar à escola. A sua mãe disse que Dudu, como é chamado por todos, perdeu mais de uma semana de aula devido às chuvas ocorridas nesse ano.

Confidencia que seu filho chega a chorar com vontade de estudar. "Moro a cerca de um quilômetro da escola levo e trago todo dia meu filho para o estudo, mas quando chove as ruas se transformam num lamaçal". Informou ainda que no ano passado foi pior, foram quase um mês de chuva, levando Dudu a ficar em dependência em varias matérias.

"Se não fossem os professores e a compreensão da direção, meu filho ficaria reprovado" argumentou. A tristeza com o problema vivido transporta a sua sala de aula onde os seus amigos são unânimes em afirmar que: Dudu é o maior exemplo de vida é uma injeção de auto-estima.

Os professores lembraram o esforço de Dona Celi que anos a fio conduz seu filho para escola. O estudante pretende se especializar na área de computação. "Só não gosto de ficar em casa por causa da chuva."

A diretora Heloisa Valli Bitencourt mostrou o banheiro adaptado para cadeirantes. "A verdadeira escola é aquela que respeita as diferenças e garante a cidadania", argumentou.

A Secretária de Educação de Marataízes Márcia Leonardo diz que o município não dispõe de uma condução específica para esse caso. Mas garantiu que se o ônibus escolar puder chegar até a residência do aluno, pelo menos durante a chuva, o problema pode ser amenizado.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir