Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-05-2006

Gaiolas Para Presos
Uma confus�o interessante se instalou na discuss�o cotidiana da sociedade em Marata�zes. � essa hist�ria de se instalar jaulas met�licas...
Gaiolas Para Presos

Uma confus�o interessante se instalou na discuss�o cotidiana da sociedade em Marata�zes. � essa hist�ria de se instalar jaulas met�licas, cadeia mesmo, xilindr�, como tamb�m s�o conhecidas, no bairro Esplanada.

� �bvio que ningu�m quer ter seu neg�cio ou sua casa com uma vizinhan�a dessas e isso � fato. � preciso saber se a comunidade foi ouvida a respeito desse assunto, pois cadeia � que nem lix�o, ou seja, ningu�m os quer como vizinhos. Sobre a necessidade de se construir essas celas met�licas, essas verdaderias gaiolas de lar�pios, n�o h� dissenso. Mas precisa ser nos fundos das nossas casas? � evidente que n�o.

Tenho uma vis�o bem interessante a respeito de pres�dios no nosso pa�s. Penso at� que deveria ser mudada a Constitui��o Federal, quando determina que n�o haver� trabalho for�ado no Brasil. Deveria haver sim. E os pres�dios deveriam ser constru�dos em locais que dificultassem ou at� mesmo impedissem qualquer tentativa de fuga.

Para nossa situa��o, pensei at� na Ilha dos Franceses, ali em frente a Ita�ca, mas � muito perto e n�o temos tubar�es frequentando habitualmente nossa costa. A� ficaria f�cil demais para os presos fugirem.

Voltando � id�ia de se instituir trabalhos for�ados em cadeias, seria uma bela forma de ocupar a mente e as m�os da bandidagem encarcerada e at� mesmo uma forma de lhes ensinar um of�cio que poderia lhes ser �til quando sa�ssem, coisa que - hoje - infelizmente ainda � ut�pica, pois � por demais sabido que as cadeias viraram uma universidade do crime e � muito mais interessante e f�cil para eles arranjar dinheiro por essa via.

Nem o t�o discutido sistema de bloqueio de celulares nos pres�dios adianta mais. J� se sabe que os bandidos est�o utilizando aparelhos via sat�lite. Como se v�, a bandidagem est� anos luz � frente da pol�cia. � espantosa a organiza��o e mobilidade deles, mesmo com seus chefes atr�s das grades.

Duvido que algum cidad�o maratimba seja favor�vel � instala��o dessas jaulas de passarinho ali no bairro Esplanada. A discuss�o precisa ser ampla e todos os segmentos da sociedade devem ser ouvidos. Lugares isolados n�o faltam em nosso munic�pio e nos vizinhos e essa discuss�o deveria - e deve - ser bem mais ampla.

Ou ent�o, que sejam constru�das essas jaulas no quintal do mentor dessa brilhante id�ia.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir