Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 06-06-2006

Itapemirim pode ganhar 1º museu
Documentos e fotos históricos de autoridades serão recuperados por especialistas. A intenção é fazer da câmara um museu

Itapemirim pode ganhar 1º museu
Maratimba.com

Documentos históricos e retratos de autoridades serão recuperados por especialistas da Biblioteca Nacional. A informação foi passada pelo presidente da Câmara de Itapemirim Estevão Silva Machado que pretende transformar parte do histórico prédio em um museu.

Os documentos, em sua maioria atas e leis do inicio do município há 190 anos atrás, foram catalogados e analisados pelo pesquisador professor Luciano Rettore Moreno que certificou a importância para a cultura do Estado a recuperação desse documentos e retratos.

"Itapemirim juntamente com Vila Velha e São Mateus, foram os primeiros municípios a serem criados no Estado". O pesquisador utilizou parte dos documentos para escrever a história do município que está para ser lançado.

Os retratos são de autoridades do judiciário e também ex-prefeitos. Existe também uma pintura do herói nascido em Itapemirim, Domingos Martins, pintado a algumas décadas que será recuperado.O presidente Estevão Machado informou que não foi a primeira recuperação que se faz de obras importantes.

"Quando fui presidente na outra gestão recuperei os quadros do Imperador D.Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina, na própria Biblioteca Nacional que é um centro de referencia no assunto".

Demonstrou a intenção de transformar o local em um museu. "Espero construir a Casa de Leis em outro local e transformar esse histórico prédio em um dos mais importantes museus do Estado", sentenciou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir