Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-06-2006

Sonhadora Sem-Vergonha
Quando o conjunto ingl�s The Beatles se desfez, uma frase correu mundo: �O sonho acabou� Isso � no que d� ter somente um sonho. Sou mulher de muitos sonhos, muitos anseios...
Sonhadora Sem-Vergonha

Quando o conjunto ingl�s The Beatles se desfez, uma frase correu mundo: "O sonho acabou" Isso � no que d� ter somente um sonho. Sou mulher de muitos sonhos, muitos anseios, muitas quimeras. E quando um sonho se vai, outros se enfileiram em posi��o de chegada. � bem verdade que ultimamente os meus sonhos t�m se desvanecido de uma forma extremamente r�pida.E o ano de 2005 foi especialmente cruel nesse aspecto.

Sempre fui PT roxa, ou melhor, vermelha. Fui uma das fundadoras do partido em Marata�zes e, na ilus�o dos meus vinte e poucos anos, acreditava que o PT estava acima do bem e do mal. Quantas noites insones em �pocas de campanha eleitoral, quantas contas de telefone car�ssimas que eu pagava de bom grado fazendo contatos, tudo pelo sonho de colocar no poder um partido e alguns homens que fariam a diferen�a. N�o fizeram.

A come�ar por V�tor Buaiz com seu governo frouxo e carregado de corruptos. Penso que V�tor deveria deixar de ser vegetariano e comer uma boa feijoada com muita carne seca e pimenta malagueta para ver se o sangue esquenta. Mas a derrocada final foi ter que ouvir do presidente Lula a famigerada frase: "Eu n�o sabia de nada". Continuo PT, porque acredito que tenha o melhor programa de governo para o Brasil. Continuo PT por Cl�udio Vereza, Eduardo Suplicy e Alo�sio Mercadante. Mas meu vermelho est� desbotado e hoje sou PT rosa p�lido.At� que algum fato significativo aqui em Marata�zes me sangre de vez e eu me liberte com minha desfilia��o. An�mica em rela��o � pol�tica, mas n�o morta.

Outro sonho que virou poeira aconteceu na noite de 16 de dezembro de 2005 quando grande parte do Pal�cio das �guias tombou por terra numa morte mais que anunciada. Tombaram ali, junto com a hist�ria do ES, anos e anos de luta pela sua preserva��o. Foi um sonho acalentado pela promessa de v�rios governadores, secret�rio estadual e municipal de cultura bem como por in�meros prefeitos. Mas sempre interrompido sob a alega��o de n�o haver verbas dispon�veis para a obra. Mas � incr�vel como aparecem verbas para pagar trios el�tricos e shows de artistas caros. � tudo uma quest�o de prioridade e sensibilidade.

E como dizia meu velho e falecido pai, o coronel Jos� Marques: "Quem nasceu para dez r�is n�o chega nunca a vint�m". Hoje ou�o sendo alardeada a recupera��o do Pal�cio das �guias. No meu entender essa opera��o n�o passa de uma pl�stica sem nenhum valor sentimental e hist�rico.

O verdadeiro Pal�cio das �guias, com janelas de pinho da cidade de Riga, na Litu�nia, vidros de cristal franc�s, escadaria em m�rmore da cidade de Carrara,na It�lia, pilastras erguidas com conchas trituradas, batinga e �leo de baleia, esse tombou definitivamente e nunca mais ser� recuperado.

Poderemos v�-lo, o que ainda duvido, recuperado com janelas encomendadas em qualquer carpintaria e vidros comprados em qualquer vidra�aria. No dia 16 de janeiro deste ano, entrei com uma representa��o na promotoria p�blica de Marata�zes, responsabilizando a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado pela omiss�o e pelo descaso com que sempre trataram o Pal�cio das �guias e o Trapiche. Neste momento, um dos sonhos que se enfileiram no meu imagin�rio � ver a justi�a responsabilizando a essas duas inst�ncias pelo crime hist�rico e cultural que cometeram.

Outro sonho que estou acalentando � ver aparecer na pr�xima elei��o municipal de Marata�zes um candidato a prefeito que d� vontade da gente subir no palanque e se expor de todas as maneiras, acreditando que ele far� a diferen�a, que tratar� o povo com respeito, mesmo aqueles que s� aparecem para pedir favores e empregos. Acalento aparecer um candidato que honrar� com a palavra dada, pois como dizia meu velho pai, palavra de homem n�o precisa de escrito.

Continuo sonhando, mesmo que seja para eu me arrepender depois. �, sou mesmo uma sonhadora...ou sem vergonha. Apanho, apanho e n�o aprendo. Mas ainda prefiro sonhar que azedar, sonhar que criar ran�o. Ainda prefiro ser uma sonhadora sem-vergonha. Em tempo: Uma semana ap�s terminar esse artigo, um acontecimento lament�vel me levou a tomar a decis�o de, ap�s vinte e cinco anos, me desfiliar do Partido dos Trabalhadores. � um misto de tristeza e al�vio o que estou sentindo.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir