Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-06-2006

A Novela das Cadeias
Essa hist�ria das gaiolas met�licas ainda vai dar o que falar, at� a Igreja Cat�lica, representada pelos padres das par�quias de Marata�zes, Itapemirim e Itaivapa...
A Novela das Cadeias

Essa hist�ria das gaiolas met�licas ainda vai dar o que falar.

At� a Igreja Cat�lica, representada pelos padres das par�quias de Marata�zes, Itapemirim e Itaivapa resolveu se manifestar a respeito do assunto, trazendo ao lume a grave e prec�ria situa��o que se encontra a cadeia da Vila, onde os presos se amontoam por absoluta falta de espa�o.

� cedi�o que Marata�zes precisa de uma cadeia. Mas tal iniciativa tem que partir das autoridades desse munic�pio e n�o vir como uma coisa imposta por quem quer que seja, independentemente de qual dos tr�s poderes represente. A sa�da pol�tica para brecar essa investida foi, a meu ver, diferentemente da opini�o emanada da carta aberta da Igreja Cat�lica, digna de aplauso, sem adentrar no m�rito eleitoreiro rapidamente e efusivamente tomado por alguns.

Outro detalhe: cadeia n�o � pres�dio. N�o obstante os in�meros sin�nimos encontrados nos dicion�rios, � f�cil fazer uma distin��o: cadeia serve para presos que est�o aguardando julgamento; pres�dio serve para abrigar quem j� est� cumprindo pena. Um � provis�rio, de rotatividade, e o outro � mais definitivo.

Mas n�o � por conta de um problema, grave por sinal, como o que a cadeia da Vila apresenta, que ser� criado um outro. H� que se edificar uma delegacia e uma cadeia decentes no munic�pio de Marata�zes. Isso � uma necessidade premente e isso ter� que ser feito dentro em breve. S� que isso, repito, deve ser discutido e decidido pela comunidade local, sem interfer�ncias ou imposi��es de quem quer que seja.

Uma coisa � certa: Marata�zes n�o � local para instala��o de pres�dios - sim, essa era a id�ia original que inicialmente tentaram impor ao prefeito. O munic�pio de Marata�zes, por interm�dio de seus representantes eleitos, tem plena capacidade de decidir a respeito desse assunto, ap�s se esgotar a discuss�o na sociedade local.

O que n�o d� � criar um problema para resolver outro.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir