Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-06-2006

Síntese de Um País
Passamos durante séculos, nos primórdios deste País, um dos períodos de maior exploração de nossas riquezas pelos conquistadores...
Síntese de Um País

Passamos durante séculos, nos primórdios deste País, um dos períodos de maior exploração de nossas riquezas pelos conquistadores estrangeiros. Portugueses, Espanhóis, Franceses e Holandeses para não falar das pilhagens de Drake, pirata e favorito da rainha Vitória da Inglaterra.

A escravidão e a matança de nossos índios deixaram marcas profundas em nossos ancestrais, tendo reflexo atual em nossa população. Saímos do período colonial e entramos na Republica. Temos um Congresso Nacional, com excesso de parlamentares e de assessores com salários altíssimos para trabalharem dois dias por semana. Melhor seria a redução de deputados e senadores e seus assessores. A grande maioria não tem o mínimo desejável para serem o que são devido à má formação.

Vários deputados implicados em corrupção estão impunes, diante de um povo estarrecido com tanta roubalheira. Temos uma quantidade de leis e dentre estas está as que "não pagaram" por serem mal formuladas; que ganham nossos legisladores em apresentá-las com finalidades dúbias e impraticáveis? Importante seria que as leis apresentadas e aprovadas pelo legislativo fossem objetivas e honestas, para que a justiça, em si, sem seu estado natural, tenha regras mais elevadas do que a justiça condicionada às necessidades do governo.

Nosso modelo não é sólido, positivo e nem verdadeiro com o direito da justiça perfeita; temos apenas uma imagem dela numa sombra. Das coisas mais fáceis e necessárias fazemos o mais difícil, agimos como crianças que enjoam do brinquedo caro. Somos cobiçados por todo mundo. Possuímos um potencial hidrico sem igual no mundo e paradoxalmente importamos usinas nucleares a peso de ouro. Com as verbas gastas na aquisição destas usinas poderiam construir milhares de casas populares e 150 hospitais de médio porte.

Adotamos métodos de ensino de paises de 1º mundo, não sendo absolutamente indicados para nós, pois temos formação sócio-cultural completamente diferente. A ilusão dos jovens de classe media alta é galgar as universidades, sendo a grande maioria em busca do diploma e do "Status". A universidade esta reservada aqueles que tenham vocação para os estudos superiores de pesquisa, de ciência e tecnologia. Enormes quantidades de formandos em Comunicação não aprendem sequer redigir na língua vernácula; enganam-se os jovens com diplomas que não atestam conhecimento superior nem pesquisa.

Nossos jovens de classe média baixa não têm acesso ao 2º grau, sendo que dos que ingressaram no 1º grau somente 30% o terminam. Bons professores, boas escolas e bom material didático, não conseguiram êxitos se receberem, no 1º grau, crianças marcadas pela desnutrição. A falta de nutrientes, na idade de crescimento infantil, pode levar o desenvolvimento mental e sócio emocional. Eis a motivação de se dar precedência a educação pré-escolar do ensino de 1º grau.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Arthur Luiz Póvoa    |      Imprimir