Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 23-06-2006

Memorial 14 de Maio
Alunos da Escola Anacleto Jacinto Ribeiro de Campo Acima em Itapemirim visitam Memorial 14 de Maio
Memorial 14 de Maio
Maratimba.com

Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Anacleto Jacinto Ribeiro de Campo Acima, em Itapemirim tiveram uma aula diferente nesta semana, foram visitar o Memorial 14 de Maio, erguido em homenagem ao prefeito assassinado Dinowalde Rodrigues Peçanha Junior, assassinado brutalmente neste dia e mês em 1999.

Localizado embaixo do antigo prédio que abriga a Câmara de Vereadores, o alunos puderam conhecer toda a história e particularidade de mais novo prefeito eleito no município e que realizou uma ruptura de poder, fato esse que o levou a morte. As professoras foram unânimes em afirmar da importância de mostrar essa mazela da nossa recente história.

"Eles tem que conhecer esse fato para que cresçam cidadãos conscientes e sabedores dos seus direitos. Vale a pena lutar por uma causa, o prefeito Juninho - como era conhecido - foi uma prova disso", afirmou uma professora.

Uma outra lembrou que o município de Itapemirim só chegou a mudança agora, alicerçado com a atual prefeita por que "alguém ousou peitar os poderosos". No Memorial encontra-se desde o primeiro caderno do curso primário até a roupa e os óculos que estava usando no seu consultório em Marataízes no dia do assassinato.

São dezenas de objetos de seu uso pessoal e toda a sua curta vida política retratado na imprensa e em fitas de vídeo. A secretária Maria da Penha relata que depois de sete anos as pessoas se emocionam chegando às lágrimas, relatando causas e episódios vividos com o prefeito assassinado.O local esta aberto para a visitação em horário comercial.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir