Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-06-2006

INIMIGA DA PERFEIÇíO
O senhor Secretário de Estado de Segurança Pública, Evaldo Martineli, corre pra todo lado para apresentar seu projeto de cadeias metálicas...
INIMIGA DA PERFEIÇíO

O senhor Secretário de Estado de Segurança Pública, Evaldo Martineli, corre pra todo lado para apresentar seu projeto de cadeias metálicas; e entre o abrir e o fechar de seu notebook para a apresentação no datashow de sua proposta "salvadora da pátria", não quer discutir, não ouve ninguém. Já está decidido. A solução para a superlotação de nossas cadeias é a instalação dos tais contêineres.

Outro dia, sua maratona passou por aqui, em Itapemirim. E antes que as hélices do seu helicóptero parassem do pouso, ele já havia cumprido sua missão e já estava partindo em decolagem... Perguntei a um promotor de nossa comarca, que estava presente à audiência, a respeito das reais condições a que os presos estariam submetidos. Ainda que a situação em nossa cadeia pública esteja infinitamente pior que o pior dos contêineres – com capacidade para 18 pessoas, abriga atualmente 85! –, pensei que um projeto desses deveria ser bem esclarecido e discutido. Ele me respondeu: "direitos humanos? Temos que nos preocupar com o direito de ir-e-vir da população, isso sim!". Como se esse direito não estivesse claramente sujeito à precária situação de nosso sistema prisional.

Está mais que provado: ou civilizamos a vida de nossos presos, proporcionando-lhes condições necessárias para aguardarem dignamente um julgamento em tempo, e a de nossos presidiários, concedendo-lhes possibilidade de refazerem suas vidas e se ressocializarem, ou então precisaremos transformar a vida aqui fora numa grande prisão, protegendo-nos contra a barbárie geral, financiada por nossos impostos, que acontece dentro do cárcere.

Ficar sem sinal de celular e com medo de sair às ruas no dia das mães é apenas uma amostra do que nos acometerá se não discutirmos como problema muito nosso as condições dos detentos que nossa sociedade mesma gerou.

A pressa é, realmente, inimiga da perfeição. Tudo o que se fez às pressas nesse país para resolver as urgências da República acabou em incompetência, corrupção e desperdício. A adoção de um eficaz sistema prisional deveria estar na pauta de uma ampla discussão pública e não apenas no computador portátil do secretário estadual. Agilidade deveria haver, isso sim, nos trâmites judiciais, na conclusão dos processos das milhares de pessoas amontoadas pelos cantos de cadeia que acabam sem o direito de defesa e sem a possibilidade de penas alternativas. E quem acompanha o melodrama de Suzana von Richthofen sabe bem que, para outros, sobram brechas para a soltura. Parafraseando Jesus Cristo, nosso sistema penal "coa um mosquito e engole um camelo" (Mt 23,24); ou seja, aprisiona a imensa maioria que não precisaria estar necessariamente atrás das grades e não consegue por as mãos nos poucos que realmente significam perigo para a civilidade.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir