Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-07-2006

FAMÍLIA É TUDO IGUAL
José Ângelo Gaiarsa, psiquiatra de 85 anos, participou recentemente do projeto Família Cidadã, da Rede Gazeta e, em entrevista ao jornal A Gazeta...
FAMÍLIA É TUDO IGUAL

José Ângelo Gaiarsa, psiquiatra de 85 anos, participou recentemente do projeto Família Cidadã, da Rede Gazeta e, em entrevista ao jornal A Gazeta no último dia 02/07, divulgou suas idéias sobre a família: segundo ele, "o ideal da família é uma mentira"; e até mesmo a monogamia seria uma espécie de invenção ocidental, talvez para a manutenção do "pátrio poder" e serve apenas para matar a vitalidade do amor humano. "Essa coisa de 'quero você só para mim', isso não existe. Podemos viver relacionamentos maravilhosos com pessoas que não são nossos maridos e esposas... Se eu namoro outra pessoa, não estou roubando nada da minha mulher. Estou vivendo com alguém trocas e qualidades que com ela eu não poderia viver", acredita ele.

A novela Belíssima está colocando esta problemática diante de nossos olhos todos os dias. A casa de Murad e Katina – personagens de Lima Duarte e Irene Ravache – acaba sendo na trama o "modelo" de família; e este modelo é composto basicamente por mentiras, traições, confusão de papéis e casamentos abertos e falidos como pequenas empresas e grandes negócios. Tudo tão parecido com a realidade e, ao mesmo tempo, com uma propaganda do quanto pode ser prejudicial à saúde uma família numerosa; bom e moderno é o estilo da família Assunção: filhos únicos, ausência de calor humano, desconfiança, rancor, mas tudo isso compensado com um estilo de vida de altíssimo nível.

Isso parece mostrar que não é a família em si que pode salvar as pessoas e a sociedades de si mesmas, mas os valores que se cultivam no seio familiar é que vêm fazendo falta, pois há alguns que não se ensinam nem se aprendem senão nas relações familiares. O problema do nepotismo – direto e indireto – vem provar que o zelo pelos entes queridos nem sempre é expressão de amor. Pode não passar de um mecanismo irresponsável para uma autopromoção interesseira.

Enquanto tudo parece confirmar a tese de Gaiarsa – segundo a qual "uma casa com pai, mãe e filho é um minimanicômio" –, o papa Bento XVI ousa aparecer no V Encontro Mundial das Famílias, que está acontecendo nesta semana em Valência, na Espanha. O papa João Paulo II também considerava a família o verdadeiro "Santuário da Vida", o lugar primordial que Deus escolheu para perpetuar seu ato criador e gerar sua "imagem e semelhança", uma vez que Ele é fundamentalmente uma Família: Pai, Filho e Espírito Santo.

Grande parte dos problemas das pessoas costuma estar ligada a questões familiares, é bem verdade. No entanto, ruim com ela, pior sem ela... Basta olhar para a maior parte dos habitantes de nossos presídios e perceber o que de mais importante faltou em suas vidas para levá-los à marginalidade. Infelizmente, alguns formadores de opinião, ao invés de proporem soluções para a crise, preferem adotar a velha máxima da generalização e da intolerância: jogar fora a água suja da bacia com a criança e tudo. Literalmente.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir