Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 12-07-2006

Frutas da época
Itapemirim e Marataízes periodicamente são invadidos por vendedores ambulantes que trazer as frutas da época
Frutas da época
Maratimba.com

Os municípios de Itapemirim e Marataízes periodicamente são invadidos por vendedores ambulantes que trazer as delicias das frutas de época. Essa invasão de cores e sabores deixam os amantes desse alimento que não trazem as temidas calorias ou colesterol, com água na boca. Nessa época do ano que vai de maio até setembro duas frutas se fazem presente pelo litoral: mexerica pokan e mais recente morango.

O vendedor Vicente Maioli, que já trabalha com frutas da época há cinco anos na região, informou que a estratégia para conseguir agradar os consumidores é comprar os frutos em produtores que respeitem a qualidade do produto. Disse que já compra os morangos a um produtor de Domingos Martins há cinco anos, pois os seus frutos são selecionados e acondicionados em embalagens adequadas e com selo de garantia inspecionada por órgãos municipal e Estadual. "Os fregueses estão a cada dia mais exigentes na hora de comprar, e buscam os produtos pelo preço e qualidade". Acrescenta ainda que devido à regularidade em trabalhar na região, já constituiu freguesia própria facilitando as vendas.

Os preços variam de acordo com o período da safra. "Se tiver no começo da colheita os preços são mais caros. A caixa sai por R$ 3,00 e duas por R$ 5,00".
O empresário Diones Vieira, da Barra do Itapemirim, prefere comprar frutas da época, pois são mais frescas e se diz um apreciador de morangos.

A dona de casa Valéria da Rocha Nogueira, de Marataízes (sede), ressalta que compra pela comodidade, pois os vendedores oferecem o produto em sua porta.

Perguntado sobre quantas caixas vendem por dia, todos os vendedores são unânimes em afirmarem que as vendas não obedecem a uma quantia fixa. "Tem dia que vendemos tudo, em outro não vendemos nem a metade", disse um outro vendedor.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir