Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-07-2006

Saúde fecha posto em Itapemirim
População e vereador reclamam de fechamento de posto de atendimento médico odontológico na localidade de Retiro em Itapemirim
Saúde fecha posto em Itapemirim
Maratimba.com

O posto médico odontológico de Retiro, está fechado desde o dia 3 de julho por tempo indeterminado por ordem da Secretaria de Saúde de Itapemirim. O posto é a única referência em assistência médica para uma população estimada em oito mil moradores, que para buscar atendimento médico deslocam-se mais de quinze quilômetros.

A comunidade deu um prazo até o final dessa semana, para a reabertura caso contrário irão para a porta da prefeitura realizar um manifesto pacífico para lutar pelos seus direitos.

A informação partiu do vereador Dioge Câmara (sem partido), único legislador da região. "Meu carro se transformou numa ambulância, nessa época de inverno as crianças ficam cometidas de muitas complicações pulmonares". Disse ser inadmissível deixar uma população sem a mínima assistência, como curativo e remédio de hipertensão.

"O posto já passou por diversas administrações, mas mesmo em períodos de crises jamais foi fechado". Dioge aponta ainda um complicador que foi o fechamento do posto médico de Luanda, fazendo com que toda a região da grande Piabanha que compreende as localidades de Santa Rita, Santo Amaro, Palmital, Vargem Grande Bom Será, Ilha do Leandro, Ilha do Gato e Pedrinhos, mais as comunidades do distrito da Itapecoá ficassem totalmente sem assistência médica.

O vereador disse que já não agüenta mais a cobrança da população pela abertura dos postos. "Alguns pais mais exaltados quase chegaram a me agredir, tal o desespero que tomou conta da região".


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir