Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-07-2006

Vassoura da Bruxa
Conhecida popularmente como “vassoura das bruxas”, este utensílio até hoje é usado no interior do município
Vassoura da Bruxa
Maratimba.com

Conhecida popularmente como "vassoura das bruxas", esse objeto de limpeza de casas e terreiros, até hoje é usado no interior do município, onde é chamada de vassoura de palha. Extraído de uma árvore conhecida como de Iri do Mato ou Iriri do Mato, suas fibras são retiradas do topo, que em seguida é secada ao sol e suas fibras enroladas até se a avolumar. Todo o processo é realizado de forma artesanal.

A dona de casa Rosiane Delfino, moradora em Santa Rita, interior de Itapemirim, diz não dispensar a vassoura que tem a duração de até dois meses, se tomar cuidado em não deixar acumular água, ensinou Rosiane. Afirma que para o terreiro de seu sítio a vassoura convencional, "não dá no couro. Já estou acostumada com ele desde pequena vejo a minha mãe usar e peguei esse gosto".

A dona de casa Adalzira Ferreira de Souza, de Santo Amaro, é uma das poucas que fazem até hoje essas vassouras, que sempre foram associadas as bruxas que voavam nessas, segurando sobre as pernas esse utensílio, ressalta está se tornando cada vez difícil encontrar a arvore do Iri do Mato, devido aos constantes desmatamento.

Seu marido Ailton Ferreira Delfino disse que a árvore é muito parecida com a palmeira e seu interior é comestível, devido a isso está quase extinta das matas da região. "Não existe reflorestamento com essa espécie, tenho vontade de plantar, pois uso ele para fazer vassoura".

A árvore diferencia-se dos coqueiros e palmitos pelos espinhos encontrados em suas folhas, e que cada vassoura é vendida a R$ 3,00 com um cabo feito da árvore camará, ainda abundante na região.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir