Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2006

Aumento nas Passagens
O Conselho Tarifário de Marataízes reuniu-se para colocar em pauta algumas mudanças e sugestões para melhoria do transporte público
Aumento nas Passagens
Maratimba.com

O Conselho Tarifário de Marataízes reuniu-se para colocar em pauta algumas mudanças e sugestões para melhoria do transporte público do município. Pontos de ônibus sem sinalizações, e que em sua maioria estão encobertas por placas de publicidades, horários irregulares, tarifas diferenciadas entre a zona rural e urbana, ocupação dos pontos por carros, que leva aos passageiros embarcar e desembarcar no meio da avenida, fato esse que já acarretou inúmeros acidentes, criação de linhas municipais, e principalmente majoração no preço da passagem.

O Conselho Tarifário é formado por entidades de classe como Câmara de Dirigentes Lojistas, Rotary, Igrejas Católica e Evangélicas, Sindicato Rural e dos Servidores Públicos. Sendo que cada entidade tem um indicado no Conselho.

O empresário Carlos Cipriano, dono da empresa que explora o transporte público municipal e intermunicipal da região, garantiu que o preço de R$ 1,30 reais é a mais baixa do Estado, e por essa razão o aumento de tarifas se faz necessário. Mas compreende que o serviço tem que vir acompanhado de mudanças, onde a empresa está apta a assumir.

O processo de licitação de criações de novas linhas municipais encontra-se na Câmara de Vereadores a serem votadas. O Presidente do Conselho Manoel Dutra, informou que Marataízes só possui uma linha de ônibus, que vai do Hospital Santa Helena e vai até a localidade de Imburi. "Com a criação das linhas municipais o Conselho poderá exercer o seu papel de fiscalização e de proposição de mudanças na melhoria do transporte público.

Enquanto isso estamos de mãos atadas, pois as linhas são da época em que Marataízes pertencia a Itapemirim, se tornando até hoje linhas intermunicipais."

O conselheiro Rogério Domingos da Fonseca, que representa o Sindicato Rural ressalta que sua luta não será fácil, visto que no interior as tarifas são diferenciadas. Denuncia ainda que existam horários em que motoristas não deixam os idosos trafegarem sem pagar a passagem. "Se a tarifa é de Marataízes, como ser diferenciada?".

O sindicalista dá como exemplo a tarifa única que acontece em Cachoeiro de Itapemirim, onde a tarifa é única. Quanto ao aumento da passagem o Conselho explicou que será analisada a planilha de custos, e só depois discutida a majoração. O Presidente da Câmara de Vereadores de Marataízes Cezinha Melchiades garantiu que logo que os edis voltem de recesso o projeto de licitação para criação de novas linhas será votada.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir