Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2006

Descaso e abandono perto do fim
Depois de uma longa batalha judicial, a empresa AP. Barbosa dos Santos – ME, desocupou a Oficina Ferroviária
Descaso e abandono perto do fim
Maratimba.com

Depois de uma longa batalha judicial, a empresa AP. Barbosa dos Santos – ME, desocupou o prédio da Antiga Oficina Ferroviária, em Barra do Itapemirim - Marataízes. O prédio que ainda resiste ao tempo se encontra em péssimo estado de conservação. A Antiga Oficina construída em 1937, abrigava os trens que vinham de Cachoeiro de Itapemirim, trazendo passageiros e cargas para o Trapiche da Barra.

O ex-funcionário Sebastião Mangueira, disse que o prédio foi desativado em 1966, e desde esse tempo ficou abandonado, sendo usado como garagem para ônibus, fábrica de abacaxi e mais recentemente uma firma de serralheria. "Não sei ainda como não colocaram fogo como fizeram o Trapiche." Informa ainda que no local os trens eram inspecionados para seguir viagem. "Quando o trem chegava lotado de passageiros era uma festa na Estação, que ficava em anexo ao prédio e que foi destruída," lembra.

Outro funcionário, o ex-torneiro mecânico José Pinheiro Elias, diz que todo o processo de reconstrução de peças das máquinas a vapor eram realizadas na oficina. "Esse prédio deveria ser preservado, pois faz parte de nossa história."

O prédio histórico foi tombado como patrimônio histórico e cultural e no local será implantado um Centro de Multiuso Cultural, Educacional, Social e Institucional, através da Lei Municipal Nº 893.

Para garantir a desocupação o Corpo de Bombeiro realizou um laudo técnico, onde ficou constatado que o local não possui nenhum sistema de prevenção contra incêndio, instalações elétricas expostas, risco de desmoronamento. O laudo foi confeccionado pelo sargento Zenilton Leito Baptista que ressaltou que ao lado do prédio existe o Jardim de Infância "Mônica de Aguiar", onde estudam dezenas de crianças.

A Prefeitura fez um contrato em regime de comodato por trinta anos com a Rede Ferroviária Estadual. A Secretaria de Obras garantiu que as obras de recuperação da EFI, serão iniciadas no próximo mês.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir