Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-08-2006

CPI do grampo em fase final
"Todos os envolvidos em escutas na Gazeta e entre advogados vão ser indiciados". Disse Rudinho
CPI do grampo em fase final
Maratimba.com

O presidente da CPI do Grampo, deputado Rudinho de Souza (PSDB/foto), garantiu nesta terça-feira (8) que o relatório final das investigações será concluído ainda neste mês. Membros da comissão se reuniram na manhã desta terça-feira (8), na Assembléia Legislativa, para ouvir o ex-procurador geral do Estado José Paulo Calmon Nogueira da Gama, que não compareceu e foi questionado por Rudinho: "Quem deve, teme. Ele já disse que estava viajando quando faltou na primeira vez. Vamos ver o que vai dizer dessa vez.
" Rudinho adiantou que há provas de envolvimento de várias pessoas nos dois episódios investigados - grampos na Rede Gazeta e em escritórios de advogados que atuam no caso Alexandre - e que o relatório vai recomendar o indiciamento de todas elas. Dessa forma, Rudinho apontou os passos seguintes da CPI: um novo depoimento do juiz Antônio Leopoldo, depoimentos de cinco advogados que atuam no caso Alexandre Martins (Sebastião Gualtemar Soares, Itamar de Souza Cadete, Francisco de Oliveira, Ilton Rocha Sobrinho e Carla da Mata Machado Pedreira) e um do coronel Walter Ferreira, que está esperando a Justiça liberá-lo para depor.

Além de Rudinho, outro membro da comissão que compareceu à reunião foi o deputado Cabo Élson (PDT). O tucano demonstrou irritação diante da nova ausência, sem justificativa, do ex-procurador José Paulo Calmon Nogueira d Gama.

A próxima reunião da CPI foi marcada para a próxima terça-feira (15), quando devem ser ouvidos os cinco advogados que trabalham no caso Alexandre Martins.

O grampo na central telefônica da Gazeta foi pedido em 22 de março de 2005, e segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o telefone seria da Telhauto, uma empresa de materiais de construção supostamente ligada a Fernando Cabeção, um dos acusados de participação na morte do juiz Alexandre Martins.

Além da Rede Gazeta, vários advogados que atuam no caso do juiz Alexandre Martins figuram como os alvos do grampo, fato que levou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) a apresentar uma representação no requerendo a apuração do episódio.

O escândalo dos grampos provocou a vinda ao Espírito Santo do observador da Organização das Nações Unidas (ONU) e a da Organização dos Estados Americanos (OEA), o colombiano Gustavo Gallón. Ele esteve em Vitória no dia 15 de fevereiro, quando a hipótese de discussão dos grampos no Estado durante a Assembléia Geral da OEA não foi descartada.

Sete CDs com gravações da Rede Gazeta já foram destruídos no Tribunal de Justiça (TJES), sendo que três deles só foram entregues à Justiça no dia 13 de fevereiro.

A CPI do Grampo foi instalada na Assembléia Legislativa para apurar a existência dessas escutas telefônicas.

Matéria de:Henrique Alves

Fonte:
http://www.seculodiario.com.br/arquivo/2006/agosto/08/index.asp

Foto: Ricardo Medeiros

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir