Categoria Comunidade  Noticia Atualizada em 13-08-2006

Bate bola no Itapemirim
Quem já presenciou as grandes cheias do rio Itapemirim, ou se lembra da época em que era caudaloso o seu leito
Bate bola no Itapemirim
Maratimba.com

Quem já presenciou as grandes cheias do rio Itapemirim, ou se lembra da época em que era caudalosa ao ponto de embarcações chegaram pela via fluvial até Cachoeiro de Itapemirim, em grandes embarcações levando produto manufaturado e trazendo produtos agrícolas como cana de açúcar e café que era armazenado no então Trapiche dos Soares, não imaginaria em plena 10:00 horas da manhã um animado e concorrido jogo de futebol no meio do rio Itapemirim.

Os participantes são pescadores, em sua maioria da comunidade pesqueira do Pontal que se divertem e mantém a saúde praticando o antigo esporte bretão.
O jogo acontece quase que diariamente, pois o rio tem ficado constantemente com a maré seca, é nessa hora que munidos de pequenos barcos os pescadores chegam ao que eles chamam da "coroa" no meio do rio e começa um animado jogo sempre com direito a uma aposta, que na maioria das vezes é a "louca gelada" que depois é saboreada acompanhada de um peixe frito.

Segundo informou o pescador João Luiz de Souza, que explicou ser difícil um "campo" tão perfeito e macio como esse, além de sempre que precisar pode se refrescar nas águas mansa do Itapemirim.

O que serve de diversão, também é um alerta do grau elevado de assoreamento do rio Itapemirim que está a cada dia aumentando, disse o ecologista Vitor Reis que vê com preocupação esse desastre ecológico só aumentar.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir