Categoria Comunidade  Noticia Atualizada em 13-08-2006

Falta de Sinalização
Falta de sinalização marítima leva perigo a pescadores do litoral sul do Espírito Santo
Falta de Sinalização
Maratimba.com

Há cerca de um ano os barcos de pesca que navegam no litoral de Marataízes na altura do porto da Barra estão passando por momentos de perigo devido a não sinalização do farol da Ilha dos Ovos e arredores.
O perigo é mais eminente para os barcos de pesca que não conhecem a região, podendo se deparar a qualquer momento com rochas e recifes podendo levar o barco ao fundo do mar e os pescadores a perigo de morte.

O pescador Floriano da Silva Paz da associação de pescadores local informou que há cerca de um ano constatou que as baterias do farol, que com sua iluminação, guia as embarcações para fora do perigo de colisão, foram roubadas.

"Vários pedidos foram feitos nesse período, mas até o momento o problema da sinalização do farol, não foi solucionado para nossa preocupação", enfatizou o pescador.
A Colônia de Pescadores Z-8 da região, através do seu presidente Sergio Rody, garantiu que inúmeros pedidos foram encaminhados e a Capitania dos Portos, sediada em Guarapari, responsável pela manutenção já foi notificada pelo órgão.

Os pescadores dos portos pesqueiros da Barra e do Pontal, garantem que o perigo começa na madrugada, onde com a neblina e a escuridão a saída da boca da Barra, até a ilha dos Ovos, também conhecida como Ilha Branca, é uma viagem carregada de muita tensão.

Os pescadores ressaltam que mesmo conhecendo o trajeto tanto a ida como a volta já se tornou um pesadelo para os pescadores que temem perder não só o seu instrumento de trabalho como também a vida.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir