Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-08-2006

Ferraço – o gênio da raça
1974-1979 – O general Ernesto Geisel assume a Presidência e encarrega o General Golberi do Couto e Silva para desenhar um processo de abertura lenta, gradual e segura
Ferraço – o gênio da raça

1974-1979 – O general Ernesto Geisel assume a Presidência e encarrega o General Golberi do Couto e Silva para desenhar um processo de abertura lenta, gradual e segura. O General também era conhecido nos bastidores do Poder como "O Senhor das Sombras", foi um brilhante conselheiro de presidentes e hábil inspirador de "pacotes" eleitorais. É freqüentemente acusado de maquiavélico, pela astúcia incomum e ação silenciosa e letal. Ele foi, de fato, um confesso admirador do Gênio de Florença.

1974 - Em março, a revista Visão publicou a polêmica carta em que o genial cineasta Glauber Rocha, um dos expoentes máximos da "esquerda" e grande crítico do regime militar endossava a distensão ("abertura democrática") e o projeto político do presidente Ernesto Geisel chamando o general Golberi, criador do temível Serviço Nacional de Informações, de "gênio da raça". A "esquerda" sempre festiva e burra caiu de pau em Glauber, acusando-o, entre outras coisas, de ter se "vendido" (cooptado) pra "direita" (o regime militar). O tempo deu razão a Glauber.

Embora nascido sob as "idéias" do extinto e autêntico MDB (sou Manhães) sempre soube admirar o valor dos "adversários", não que eu os tenha ("Na política os adversários de ontem são os aliados de amanhã e vice-versa", ensinou Tancredo Neves), sempre tive aquilo que Brecht (dramaturgo alemão) chamava de "distanciamento crítico" e aquele "cinismo" descrito por Oscar Wilde (escritor inglês) que é a "capacidade de ver as coisas como elas são e não como gostaríamos que fossem". Quem já viu o Festival de Parintins vai entender melhor o exemplo a seguir: quando o Boi Azul (Caprichoso) entra no bumbódromo a torcida do adversário (Boi Vermelho, Garantido) fica, durante toda a apresentação do Boi Azul, num respeitoso silêncio (que conta pontos) para poder apreciar (distanciamento crítico) os valores do adversário e o mesmo ocorre quando o Boi Vermelho adentra na arena.

Ferraço é o gênio da raça. Quer gostem ou queiram quer não gostem ou não queiram. Emplacou seu filho, Ricardo (de quem fui amigo na infância), como vice-governador (já está eleito) e vai ser, ele, Ferraço, o deputado estadual mais bem votado da história política capixaba assumindo, então, a presidência da assembléia.

Acho que foi o jornalista Rogério Medeiros que, certa vez, falou algo mais ou menos assim, se não falou devia ter falado: "No estado há alguns políticos que voam acima dos demais, mas pairando sobre todos eles há uma águia: Ferraço".

Parabéns Ferraço e Ricardo. Com admiração, Manoel Manhães.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir