Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 25-08-2006

Alunos que estudam à noite
Alunos em busca de uma melhor colocação profissional e melhoria na qualidade educacional enfrentam tudo para estudar
Alunos que estudam à noite
Maratimba.com

Para formar uma grande sociedade com um grau de educação elevado, a escola é a grande responsável por isso, pois ela que dá apoio para desenvolver o raciocino dos jovens, mas ela também dá oportunidades para aqueles alunos que trabalham e só tem tempo para estudar à noite. Muitos estão cursando o ensino médio e fundamental, mas é pena que alguns desistam no meio do caminho.

Uma pesquisa desenvolvida com alguns jovens e adultos da E.E.E.F. M "DOMINGOS JOSÉ MARTINS" de Marataízes que estão estudando à noite revelou uma história que infelizmente é a realidade.

Liliam Cristina 30 anos, explicou com clareza e sinceridade sua vida falando da sua infância e da sua adolescência sofrida: "pra ser sincera comecei a viver e ser feliz a uns dois anos atrás, depois que voltei a estudar".. Casei-me aos 16 anos tenho três filhos sofri muito, perdi muito tempo lembrando do passado, pensando no futuro "que ainda não chegou".

"Vejo o estudo como um ponto de dignidade que é fundamental para formar um pessoa completa diante da sociedade, do estudo também que tiro aproveito para ser uma boa mãe e educadora do lar".

Todos os alunos de hoje tem um objetivo em mente que pretende alcançá-lo, mas também há aqueles que só estudam por estudar ou porque os pais obrigam. É pena que esses "esses estudantes desatentos com o tempo não dão valor aos estudos não imaginam o que estão perdendo. Deveriam trocar os dias de brincadeiras e a falta de respeito com todos por apenas um dia de esforço, para conseguirem uma posição melhor no mercado de trabalho que a cada dia exige mais". enfatizou Neilza Lima.

A escola oferece biblioteca sala de informática para os alunos fazerem as tarefas, mas mesmo assim eles não fazem, "hoje a escola é muito diferente em comparação ao alguns anos atrás", afirmou Maurina de Mello, 38 anos que voltou a estudar.

"Chego cansado do meu trabalho e quase não tenho tempo nem para comer direito, e as vezes vou para escola desanimado" disse Jósemo de Jesus, ressaltou que todo o seu esforço esta sendo recompensado para o seu futuro e o da sua família.

A estudante dona de casa Mariana Silva relatou que alem de trabalhar ainda tem que cumprir suas tarefas de casa e dividir o seu tempo para cuidar de seu filho e com seus trabalhos escolares" Me arrependo de ter parado de estudar, hoje vejo que foi um grande erro que cometi pois o tempo nunca mas vai voltar."

Géssica dos Santos Schayder


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir