Categoria Comunidade  Noticia Atualizada em 25-08-2006

Revolta com a fiscalização supressa
No porto da Barra do Itapemirim pescadores estão revoltados com a fiscalização e reclamam que órgão não cumpre suas obrigações
Revolta com a fiscalização supressa
Maratimba.com

No porto da Barra do Itapemirim pescadores estão revoltados com a fiscalização marítima.

A Capitania dos Portos pegou vários pescadores de supressa, muitos pescadores foram multados com multas que variam de R$ 40 a 1600 reais, por não estarem em dia com a documentação, marcação e material exigida pela fiscalização.

O pescador D.P que exerce a profissão há, mais de 30 anos desabafa com indignação: "Sou pescador há muito tempo, tenho amigos que tiram o seu sustento do mar, e eu não acho justo a fiscalização do porto marítimo em cima da hora, "...deveria ter um posto de fiscalização fixo, para evitar que cheguem de repente e nos trate com gestos humilhantes e palavras rudes. Eu como faço parte da associação dos moradores, penso que a capitania dos portos está exercendo o seu trabalho mas também tem seu dever, aqui tem que haver uma melhoria na sinalização da Ilha Branca, pois com pouca iluminação coloca a vida dos pescadores em risco e fora a de outros pescadores que passam pelo local. Ninguém gosta de ser tratado como bandido e sim visto como um trabalhador afirma outro pescador.

Como presidente da Z8, Sérgio Rody explica: "Quem tem a legalização dentro das normas recebe o seguro desemprego, de 1700 pescadores 1124 já recebem o seguro desemprego de importância de R$ 360,00 um salário mínimo".

"Quanto à situação dos pescadores multados o que posso fazer como presidente é orientar e ajudar até onde posso, mas tudo o que a fiscalização está pedindo todos devem ter conhecimento não levar todos os equipamentos e documentos a bordo não é noticia já virou cultura". Complementa.

Após a repreensão da fiscalização muitos pescadores já estão procurando se legalizar até o tempo determinado.

Matéria de: Jose Rubens Brumana participação Géssica Schayder


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir