Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-09-2006

A Releitura
Atualmente, várias entidades públicas têm se aliado com o objetivo de dinamizar e qualificar o Ensino
A Releitura

Atualmente, várias entidades públicas têm se aliado com o objetivo de dinamizar e qualificar o Ensino, no domingo próximo passado foram aplicadas as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), hoje, atendendo aos Ensinos Fundamental e Médio estão sendo aplicadas provas de matemática na 2° Olimpíadas de Matemática das Escolas Publicas. Avaliações diversificadas têm sido planejadas e organizadas pelo ministério de Educação e vistas como verdadeiras radiografias e termômetro do Ensino.

É interessante notar que todas elas têm como carro chefe a leitura e neste momento quero puxar o gancho do tema da Prova de Redação dado pelo ENEM: o poder de transformação da leitura. A Leitura se faz presente em todos os momentos da vida no nosso cotidiano. Na mais tenra idade a mãe lê no rosto de seu bebê situações variadas que, certamente, com alguma ou nenhuma experiência ela ajudará aquela criança a crescer. Leituras serão assimiladas e delas deverão ser feitas releituras para que as pessoas possam sobreviver e levar adiante a sua existência.

Todo mundo precisa fazer leituras para que haja eficácia na comunicação e nos relacionamentos, agindo dessa forma as pessoas se auto ajudam e também estendem este tipo de ajuda aos seus semelhantes.

Quero ressaltar ainda aqui a importância da releitura para qualquer área de estudo, levando as pessoas entenderem que precisam sempre se reciclar e renovar mente e coração.

Reler o olhar de uma pessoa, o ambiente familiar e de trabalho, as atitudes da vizinhança, o mendigo que caminha pelas ruas, os animais que estão à solta, as crianças que nos rodeiam e a atmosfera que nos envolve,é algo que chega a ser poético, sonhador e romântico e que nos condiciona a viver em um mundo melhor, mais fraterno,mais amigo e mais solidário.

Portanto, é imprescindível a releitura não apenas para aquisição de conhecimento e informações, como também para se ter uma vida sadia e de qualidade.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luiz Antônio Damasceno    |      Imprimir