Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-09-2006

Voto facultativo
O voto para os que chegaram aos 70 anos tornou-se facultativo. Nos municípios de Itapemirim e Marataízes
Voto facultativo
Maratimba.com

O voto para os que chegaram aos 70 anos tornou-se facultativo. Nos municípios de Itapemirim e Marataízes, estes eleitores são uma parcela considerável de votantes, e mesmo não precisando exercer esse direito, não querem abrir mão desse privilégio. Todos os ouvidos pela reportagem fazem questão de votar no dia 1 de outubro.

Para Moisés Francisco Vieira, 84 anos, morador da Barra do Itapemirim, a política está muito complicada e tumultuada. "Se posso ainda andar e raciocinar, devo votar."

O aposentado e barbeiro carioca que preferiu não ser identificado, de 75 anos, sentencia: "Acho a maioria um bando de corruptos. Não transferi meu voto, e a três eleições não voto".

Indagada sobre as eleições e sua opinião sobre os políticos, dona Maria Ferreira, de 81 anos, exclamou: "ah! meu filho meu ouvido está falhando. O que vejo é muita briga, e me informo pelo jornal que leio diariamente. Com certeza vou votar, já separei até a minha roupa."

João Moura Torres, 76 anos, morador de Marataízes, entende que todos os idosos devem votar. "Temos que fazer mais esse sacrifício pelo país." Lembrou que ao longo de sua vida viu muitos governadores, deputados, senadores e presidente, prometerem de tudo a todos. "Sempre foi aquilo mesmo, nem vai, nem vem. Antes das eleições fazem umas ciosinhas".

"No final da minha vida já vi de tudo, mas agora está demais," enfatizou o ex-vereador Lucas Rodrigues Pontes que aos 90 anos, e garante: "Se meus olhos deixarem vou votar".

Para o agricultor de santo Amaro, no interior de Itapemirim, José Jorge Delfino de 75 anos, ressalta que no interior se vota pela amizade do passado, mas alerta: "Antes não se sabia de nada que se passava no país, agora tudo passa na televisão", conclui.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir