Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-09-2006

Raio atinge Marataízes. Saiba por quê?
O raio que caiu na ultima segunda-feira, no balneário de Barra do Itapemirim, ocorreu em função de uma pilantra
Raio atinge Marataízes. Saiba por quê?
Maratimba.com

O raio que caiu na última segunda-feira, no balneário de Barra do Itapemirim, na zona urbana por volta das 19:00 horas, ocorreu em função de uma pilantra fincada no solo com uma profundidade razoável e com pontas de ferro expostas na parte superior, funcionando como um pára-raios, explicou o físico José Paulo Vieira, formado na Universidade de Humanidade Pedro II. Segundo o físico, o fato é uma ocorrência normal nas cidades onde os prédios são protegidos por pára-raios na sua parte superior, o que acaba protegendo não somente o prédio como também os arredores.

"Os pára-raios atraem as descargas elétricas provenientes das nuvens (raios), pelo acúmulo de cargas em suas extremidades, formando assim, uma região de proteção ao redor do objeto, disse.

O físico enfatiza ainda que as pessoas devem evitar ficar em locais abertos, embaixo de árvores, e próximos à postes. "O que aconteceu na Academia Espaço Azul podem acorrer nas construções onde os vergalhões estão expostos na parte superior."

O físico Paulo Vieira orienta que os responsáveis por construções devem cobrir as pontas dos vergalhões expostos na parte superior dos prédios com borracha, ou com material isolante. "O melhor é adquirir um pára-raios com orientação técnica adequada" salientou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir