Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-09-2006

Bodoso
Não se assustem, não pensem que eu escrevi a palavra errado, ela é grafada desse modo mesmo,trata-se de bodoso. Mas , o que é bodoso?
Bodoso

Não se assustem, não pensem que eu escrevi a palavra errado, ela é grafada desse modo mesmo, trata-se de bodoso. Mas, o que é bodoso? É interessante que nós que trabalhamos com a linguagem, que temos a oportunidades de lidar com a comunicação, quando nos deparamos com uma palavra desconhecida, aquela cujo significado não sabemos, às vezes, espantamo-nos, assustamo-nos e até sentimentos de curiosidade, preocupação e terror nos assaltam. Será que é um palavrão? Alguém está me xingando? Ofendendo?

Há pouco tempo lá em Cachoeiro, enquanto dava aula de literatura, analisava com os meus alunos um dos textos da apostila deles, que tratava de um fragmento de textos do livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, em um dos seus capítulos, que contava sobre uma "Festa" e nessa festa os personagens questionavam sobre o poder das palavras e um dos trechos dizia o seguinte: "Como podiam os homens guardar tantas palavras? Era impossível, ninguém conservaria tão grande soma de conhecimentos. Livres dos nomes, as coisas ficam distantes, misteriosas".

Realmente, é o que acontece conosco enquanto não sabemos o significado de determinada palavra, fica o mistério, o enigma, a incógnita. Mas, o que será meu Deus, bodoso?

Bodoso, mais uma vez, a televisão tenta me tirar do sério, foi ela que me fez saber a existência de bodoso. Certa vez eu estava assistindo ao programa "Show do Milhão", quando foi feita a pergunta a um dos participantes, inquirindo-o sobre o significado da palavra bodoso e naquela noite, eu aprendi o seu significado: (sujo, imundo, fedorento).

Filosoficamente, eu a analisei em minha vida e repassei na vida das pessoas. Infelizmente, nós vivemos num país onde existe o bodoso, porque, onde há corrupção e suborno ele, o bodoso, se faz presente.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luiz Antônio Damasceno    |      Imprimir