Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-09-2006

Imperialismo Americano em Baixa
A simpatia americana est� caindo h� passos largos aqui na Europa. Compara��es de estudos feitos entre os maiores pa�ses europeus
Imperialismo Americano em Baixa

A simpatia americana est� caindo h� passos largos aqui na Europa. Compara��es de estudos feitos entre os maiores pa�ses europeus: Alemanha, Espanha, Fran�a, Inglaterra e It�lia comprovaram que a simpatia aos americanos est� diminuindo.

A Fran�a lidera o ranking com maior �ndice de antipatia, o que j� n�o � nem anormal, visto que os franceses s�o de uma cultura bastante fechada. O �ndice come�ou a diminuir a partir de 2001, isso pode estar associado � pol�tica de for�a do atual presidente americano George Bush.

Na semana passada a Fran�a deixou bem claro que os americanos n�o t�m o direito de ditar que � bom ou quem � mau no mundo, que n�o pode invadir e querer resolver todos os problemas internos de pa�ses, sem nem mesmo se importar com a opini�o de outros pa�ses membros da ONU, e n�o pode tomar resolu��es sozinho como se fosse o dono do mundo.

A bem da quest�o, n�o podemos negar que v�rios per�odos da hist�ria comprovam que em v�rios momentos diversos pa�ses tomaram �s vezes de ditadores e comandaram o mundo: Portugal e Espanha, depois Franca, Inglaterra, enfim um desenvolvimento bastante normal, atualmente os Estados Unidos vive seu momento de gl�ria, por quantas d�cadas mais.

N�o podemos prever, mas � assim. Por�m � importante observar que o mundo e outras potencias j� est�o come�ando a se cansar da situa��o e v�o pegando mais pesado nas cobran�as. H� pouco houve uma conven��o na Su�cia para arrecadar fundos para resgatar as destrui��es ocorridas no L�bano, mas isso n�o ajuda muito se volta e meia os pa�ses se encontram em rixas e nessas horas cad� a Am�rica para ajudar.

O Iran voltou a ser o centro das aten��es, a mesma desculpa de sempre: armas de alta periculosidade. Mas o mundo inteiro sabe que o interesse principal e hist�rico � o controle do petr�leo. Vemos com aten��o o que anda se passando nas terras brit�nicas,

O primeiro ministro Blair � beira de uma queda total, ainda n�o informou � imprensa quando estaria se retirando de vez do partido, mas dever� inform�-lo nos pr�ximos dias. Aos poucos vamos vendo que realmente o mundo est� mandando uma resposta bastante concreta de insatisfa��o, a pol�tica est� mexendo aqui e ali. N�o poderia ser diferente. A economia vem retrocedendo em todos os pa�ses da Europa e no mundo, a �sia vem aproveitando bem e vem acelerando, muito em breve � poss�vel ver uma nova potencia surgindo no mundo, o que poderia ser bom, mas n�o se a pr�pria China n�o apresentar mudan�as no campo pol�tico e se abrir mais, pois ainda funciona em regime comunista.

Infelizmente toda essa mudan�a e revolta projeta um reflexo na economia brasileira e isso exatamente num ano de elei��es. O que os candidatos t�m a propor na �rea de pol�tica externa, � muito importante o pa�s observar isso, fator principal para assegurar vagas de trabalho. O Brasil precisa ser atrativo para ind�strias estrangeiras, assim o capital gira, exportamos mais e tudo anda.

O imperialismo americano tamb�m est� em nosso lar com forca total, mas brasileiro � f� de americano da ponta dos p�s at� o fio do cabelo, gosta de ouvir m�sicas em ingl�s, venera o cinema americano, ama comer no Mac Donald�s com as crian�as no fim de semana, at� os esportes americanos v�m se popularizando no Brasil.

Na contra os americanos claro que n�o, imagina, eu... Logo eu. N�o posso n�o, ali�s, deveria ser a primeira a levantar a bandeira, meu cora��o foi flechado por um cupido das bandas de l�. T� vendo leitor... O tempo n�o p�ra, a hist�ria vai sendo escrita e se queremos mostrar que tamb�m temos um pa�s com algo a dizer temos que nos movimentar tamb�m... Se em 2001 a cada 100 entrevistados na Europa 95 eram a favor da pol�tica americana e sua lideran�a na ONU, hoje aqui na Europa ficaria em torno dos 40.

Os pr�prios americanos est�o insatisfeitos, na bancada das na��es Unidas pa�ses como o nosso precisam falar mais. Precisam se impor como o exemplo da Fran�a, nisso os franceses s�o maravilhosos, afinal o mundo pertence a todos n�s.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir