Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-10-2006

Arrodeando a samaúma
Quando eu fazia a 6ª série, que lá se vão já alguns anos, estudava na Escola “Liceu Muniz Freire”, em Cachoeiro(ES). Tínhamos...
Arrodeando a samaúma

Quando eu fazia a 6ª série, que lá se vão já alguns anos, estudava na Escola "Liceu Muniz Freire", em Cachoeiro(ES). Tínhamos uma professora de Geografia, muito engraçada, chamada carinhosamente Glorinha, que com todas as suas maluquices nos ensinava a sua matéria e sempre frisava que o Brasil era um país de contrastes. Naquela época, adolescente que era, não me importava muito com aqueles assuntos.

Hoje, entendo perfeitamente porque o Brasil é um país de contrastes, levando-se em conta aspectos físicos, geográficos e climáticos, percebe-se claramente isso. Contrastes estes feitos nas mais diversas áreas. E a linguagem também não escaparia a eles, entendendo-se aqui as variantes lingüísticas. Comprovei ainda mais esta questão, quando me deparei com uma expressão não tão comum do lado de cá, o sudeste; que tive conhecimento através da revista VEJA – "arrodear a samaúma" – expressão esta empregada pela senadora Marina Silva, atualmente Ministra do Meio-Ambiente, quando fez palestras em Universidades norte-americanas. Interessante que "traduzindo" esta expressão em linguagem aceitável significa "encontrar uma solução".

Quantas pessoas também estão tentando encontrar uma solução para seus problemas por caminhos tortuosos e até mesmo deixando Deus de lado.

É preciso, não somente satisfazer as nossas necessidades físicas, como também as espirituais. E as espirituais, independentes de qualquer crença e de qualquer credo religioso, só são satisfeitas em Deus. Quero considerar uma verdade bíblica registrada no livro de Romanos 12:2, que nos diz o seguinte: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimentei qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. A palavra contrastante neste texto é "conformeis", que na sua raiz significa: "ficar com a forma de, assumir a forma de, ter determinada postura". Lamentável, que algumas pessoas têm se conformado com este mundo, assumindo a postura que ele lhe oferece, igualando-se a ele em uma grande inversão de valores, em práticas voltadas para a corrupção, injustiça, falcatruas(sanguessugas, mensalão, dossiê), crime organizado, improbidade e imbróglios – principalmente numa época como esta a das eleições. Mas ainda há tempo para uma renovação e mudança de vida, pois o cristão já arrodeou a samaúma, é uma pessoa que procura ter a postura que Jesus teve. Com os seus contrastes renovados, com entendimento e sabedoria dados por Deus, estará ajudando outros a encontrar a solução uma solução e a solução é Cristo.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luiz Antônio Damasceno    |      Imprimir