Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 27-11-2006

Fiscalização no sul do estado
O Instituto de Defesa Agrícola e Florestal (IDAF) está fiscalizando todas as revendedoras que comercializam produtos com agrotóxicos
Fiscalização no sul do estado
Maratimba.com

O Instituto de Defesa Agrícola e Florestal (IDAF) está fiscalizando todas as revendedoras que comercializam produtos com agrotóxicos, abrangendo os municípios de Itapemirim, Marataízes, Rio Novo do Sul, Iconha e Presidente Kennedy. Nessas regiões, os agrotóxicos são usados principalmente nas lavouras de abacaxi, cana e no cultivo do maracujá.

Em cumprimento da Lei Ambiental, onde determina que todos os revendedores desses produtos, terão que recolher os vasilhames e armazenar, em no máximo um ano em lugar adequado.

O Aterro Sanitário de Marataízes recebem esses produtos dentro das especificações da Lei. Segundo explicou Fernando Barbosa Campos Feche do Escritório do IDAF em Itapemirim.

Informa ainda que, é grande as denúncias de agricultores usando de forma indevida produtos que contém agrotóxicos. Só neste mês foram encaminhadas seis denúncias, envolvendo principalmente produtores de abacaxi e maracujá, dos municípios de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

Fernando Campos ressalta que é obrigatória a presença do agrônomo em todas as revendedoras de agrotóxicos, para emitir receituário agronômico e orientar os produtores e os procedimentos corretos no manuseio. Que consiste na utilização da tríplice lavagem, onde as embalagens de agrotóxico vazias recebem ¼ de água, sacudindo por trinta segundos, repetindo a operação por mais duas vezes.

Argumenta ainda que, é preciso inutilizar as embalagens furando o fundo e depois entregar no local que efetuou a compra do produto.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir