Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 11-12-2006

Câmara de Itapemirim em Livro
Os historiadores Luciano Rettore Moreno e Luiz Cláudio Nunes Silva lançaram livro contando as histórias da Câmara de Itapemirim
Câmara de Itapemirim em Livro
Maratimba.com

Os historiadores Luciano Rettore Moreno e Luiz Cláudio Nunes Silva lançaram um livro contando as histórias da Câmara Municipal de Itapemirim, intitulado: "O futuro passa por aqui". Os pesquisadores constataram a necessidade de melhor divulgar a história do Poder Legislativo local, mostrando a evolução de suas funções iniciadas em 9 de agosto de 1819.

Traçando um histórico em linguagem simples e envolvente, os historiadores enfatizam a importância do Legislativo na vida política do país, da primeira câmara em São Vicente, São Paulo, em 1532, passando pelo processo de Independência do Brasil, em 1822. É quando as câmaras tinham força de órgão público, podendo determinar execuções como prisão e enforcamento.

A forca era levantada, geralmente, em frente ao prédio da Câmara. Em Itapemirim existiu uma forca, mas ninguém foi enforcado.

Uma das mais antigas Casas de Lei do Espírito Santo empossou em 9 de agosto de 1816, os edis: José Antônio Pessanha, João Guimarães Vianna e José da Silva Quintaes. Da câmara de Itapemirim nasceu, em 12 de dezembro de 1856, a Freguesia de São Pedro Cachoeiro, que mais tarde se tornaria o maior município do sul do estado: Cachoeiro de Itapemirim.

Os autores relatam, ainda, a visita do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, "feito político inigualável, pela importância", afirmou. Falam da satisfação de reconstruir a história do município, foram anos de pesquisa para retratar a beleza de nossa história.

Luciano e Luiz Cláudio registram o apoio recebido de todos os vereadores da Câmara de Itapemirim e a determinação do presidente daquela casa Estevão Silva Machado, na execução desse livro.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir