Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-12-2006

O EMBUSTE "PAPAI NOEL"
Papai Noel � a grande figura do paganismo da atualidade: com suas renas voadoras, com os duendes funcion�rios...
O EMBUSTE

Papai Noel � a grande figura do paganismo da atualidade: com suas renas voadoras, com os duendes funcion�rios de sua f�brica de brinquedos, sua mensagem soa muito mais a um esoterismo espiritualista do que ao esp�rito natalino propriamente dito.

Sua caridade � vazia e est�ril, seus ilus�rios presentes s�o m�gicos e n�o passam de resposta a pedidos feitos a partir das frustra��es do ano; falta criatividade a Papai Noel. Seus criadores n�o compreenderam que o gostoso dos presentes de natal � que s�o eminentemente gratuitos e t�m a gra�a de surpreender.

Toda crian�a da minha gera��o cresceu ouvindo dizer que era preciso ser um "bom menino" para ser recompensado pelo "bom velhinho" no fim do ano; quem n�o tirasse boas notas, quem n�o fosse obediente aos pais, quem fosse um exemplo de crian�a n�o receberia, na noite de natal, o "pagamento" pelo bom comportamento.

Isso tudo n�o passa de uma manobra ideol�gica � ainda que de boa inten��o � para controle social; e ainda por cima, excludente: como exigir de uma crian�a de escola p�blica que tenha que trabalhar para ajudar os pais no or�amento e que viva numa situa��o de risco social, sem refer�ncias morais, que ela se comporte bem? O que seria se comportar bem? Isso � o supra-sumo do positivismo pequeno-burgu�s, do capitalismo mais conservador e de uma direita reacion�ria.

Teologicamente, a exig�ncia do "bom comportamento" para ser premiado por Papai Noel vai em sentido diametralmente oposto � mensagem do cristianismo, que tem a patente do natal. Jesus disse que n�o veio chamar os justos, mas os pecadores (cf. Mc 2,17). S�o Paulo diz que Jesus morreu por n�s quando ainda �ramos pecadores (cf. Rm 5,8). S�o Jo�o afirma que "n isto consiste a caridade: n�o fomos n�s que amamos a Deus, mas Ele que nos amou primeiro" (1Jo 4,10).

O menino Jesus n�o veio por uma chamin� para as crian�as que tiraram boas notas! Ao contr�rio, ele nem encontrou um lugar digno onde reclinar a cabe�a (cf. Lc 2,7; Mt 8,20), e foi visto primeiramente por pobres pastores � certamente iletrados e sem chamin� em casa...

Jesus disse: "deixai vir a mim as criancinhas" (Lc 18,16). O natal deste paganismo todo condena as crian�as a uma grande decep��o, que as leva a querer dist�ncia do Papai Noel quando descobrem que ele simplesmente n�o existe. O pior � que a maioria das pessoas acaba associando o embuste Papai Noel � pessoa de Jesus Cristo: tanto um como outro v�o deixando de ser levados a s�rio, entrando para a categoria de f�bula infantil. Jesus Cristo torna-se uma figura lend�ria e distante para os nossos adolescentes, assim como Papai Noel.

Enfim, se pud�ssemos ouvir a verdadeira origem de Papai Noel, o bispo S�o Nicolau, ele certamente diria hoje como Jo�o Batista disse em rela��o a Jesus: "� preciso que Ele cres�a e eu diminua" (Jo 3,30).

Em alguns lugares, est� sendo proibida a montagem do pres�pio, com o argumento de que a sociedade precisa ser laica e secular, neutra religiosamente. Por que ent�o n�o pro�bem o Papai Noel, esse, sim, convenientemente acusado daquele conceito marxista de religi�o como "�pio do povo"? � preciso que estejamos atentos para alguns riscos que est�o a�: primeiro, n�o se pode tapar os olhos para o fato de que a cultura ocidental foi forjada pelo cristianismo; segundo, n�o se pode confundir toler�ncia �s diferen�as com falta de liberdade religiosa.

    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir