Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-01-2007

Saddam Está Vivo
Tudo que se viu em termos de "execução" não passa de uma grande farsa e o seu partido foi o responsável por toda a encenação
Saddam Está Vivo

Tudo que se viu em termos de "execução" não passa de uma grande farsa e o seu partido foi o responsável por toda a encenação.

A fortalecer essa história toda estão às cenas gravadas e que circulam pela internet. Saddam aparece com os algozes encapuçados e nenhuma segurança com relação à presença de autoridades da Justiça que possa garantir a veracidade da execução.

Mas Saddam não aparece morto? Sim, mas ninguém tem a imagem da execução com a clareza e a certeza de que ele possa realmente ter sido executado. O cenário onde tudo ocorreu é de penumbra completo, há muita sombra na ocasião em que ele é enforcado. Ninguém ouviu falar que local era aquele, para que se tivesse firmeza do que acontecera na realidade.

Mais: no exato momento em que o patíbulo é acionado, todas as câmeras - inclusive a imagem que é feita por celular - perdem a continuidade da cena e as imagens "confiáveis" só retornam quando ele já está no que se presume seja "morto".

Um advogado enviou uma carta ao novo secretário da ONU, Ban-Ki Moon, pedindo que se investigue se "estranhos" não obtiveram acesso a uma odiosa negociação com as forças de ocupação o privilégio de realizar eles mesmos a execução do condenado, o que levaria a supor que, a partir daí, teria sido feito uma completa armação.

Nesta terça-feira, o governo do Iraque ordenou a investigação de quem entrou com celular no local e gravou o vídeo da execução? E que os "insultos" ouvidos na gravação "não refletem a postura do governo", disse um deputado opositor ao regime de Hussein.

Há ainda outras interpelações sobre a grande armação: Porque não foi fuzilado ou decapitado como é de praxe naquela região?

Por que na véspera do feriadão ocidental e enquanto milhares de muçulmanos se concentravam em Meca?

Quem eram os algozes encapuzados?

Quem viu o corpo de Saddam ser entregue à família?

Quem sabe onde foi o enterro?

O que continha no caixão que não tinha tampo de vidro, como é normal em caso de líderes?

Por que não se divulgou imagens do sepultamento para que as provas ficassem mais evidenciadas?

Alguém irá rebater que era para evitar futuros atos de vandalismos com os restos mortais. Mas, por que não se fez tudo às claras e não encoberto com tanto mistério?

A contrapor-se a tudo isso, surge uma indagação: a troco de quê, os Estados Unidos aceitariam isso?

Resposta: os próprios norte-americanos teriam sido enganados com a encenação toda e tanto é que agora estão a falar que eles – os EUA – queriam fazer a execução pelas próprias mãos. Outra: aos EUA, leia–se Bush - só interessaria dar satisfação ao mundo para a invasão "sem sentido" (petróleo) ao Iraque.

A verdade está lá fora brincando de forca.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir