Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-01-2007

Poluição Sonora
De todas as praias que conheci, Marataízes e as adjacentes (Itaipava, Itaóca e Piúma) devem ser as únicas onde isso ainda acontece
Poluição Sonora

O litoral sul capixaba deve ser um dos poucos que ainda tem essa profusão de minivans fazendo serviço de propaganda sonora. O problema é que todas – sem exceção – passam pelas ruas da cidade com o som na maior altura, com os graves estourando (tum-tum-tum) como se fossem um trio elétrico, incomodando a tudo e a todos por onde transitam.

De todas as praias que conheci, Marataízes e as adjacentes (Itaipava, Itaóca e Piúma) devem ser as únicas onde isso ainda acontece, como se potência de som fosse uma forma eficiente de se vender alguma coisa. Particularmente – e penso que muita gente comunga desse meu pensamento – só gosto de som alto em shows ou em boates, onde o objetivo é esse mesmo, ou seja, curtir o som bombando.

Da mesma forma que foram proibidos os carros de playboy (?) com músicas (?) de gosto duvidoso em altos decibéis, há que se fazer um controle desses carros de som, que causam uma poluição sonora absurda e irritam a todos por onde passam.

Coincidentemente, estava um dia desses no prédio da antiga rodoviária, na Secretaria de Turismo, conversando com o Secretário, quando passou uma Towner com o som altíssimo, obrigando-nos a interromper a conversa até que o carro chegasse quase até o Banestes. Falei-lhe a respeito disso e ele me disse que chegou a pensar em comprar um decibelímetro para tentar controlar esse absurdo. O problema, segundo Roberto Malta, é que esse aparelho custa muito caro e não há verba no orçamento para sua aquisição. E sem ele fica mesmo difícil controlar e coibir esse abuso sonoro.

Talvez uma forma de se controlar isso fosse limitar o som a tweeters (alto-falantes que privilegiam os sons agudos), ao invés dessas caixas de graves enormes, que, juntamente com os médios, só faltam estourar os tímpanos dos transeuntes por onde passam. O tweeter permite um alcance bastante eficiente na distância, mas sem incomodar tanto os ouvidos como as caixas de graves e médios.

Enquanto isso, vamos agüentando: "Oi... eu sou o famoso MC Biruleibe", dentre outras pérolas em alto som.

E haja ouvido!


    Fonte: O Autor
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir