Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 10-02-2007

Desmatamento em Itapemirim
Em pleno aquecimento global onde o mundo se preocupa com a derrubada de árvores, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal
Desmatamento em Itapemirim
Foto: JR Brumana

Em pleno aquecimento global onde o mundo se preocupa com a derrubada de árvores, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), que comanda vários municípios da região liberou uma derrubada de uma mata, resquício da Mata Atlântica, no centro de Itapemirim (sede).

Foram pés de ipês, jequitibá, pau d’alho e muitas outras ameaçadas de extinção. Esse fato gerou revolta na comunidade e também na secretária de Meio Ambiente de
Itapemirim.

"O IDAF não tinha competência para liberar esse desmatamento". "Tenho dezesseis anos de vida pública ligado ao IEMA, e nunca vi algo tão escabroso", afirmou o Sub chefe de fiscalização municipal Joel da Silva Scherrer, que acrescenta ainda: "Eles liberaram sem nos comunicar e ainda não fiscalizou a área que derrubariam, isso foi um crime ambiental, patrocinada pelo órgão".

Da indignação faz parte o Secretário de Meio Ambiente de Itapemirim Eliário Leal que vai mais além. "Foi uma omissão do Ministério Público que são os curadores do meio ambiente. E o IDAF que não tem atribuições em área urbana. Não sei porque o instituto extrapolou suas funções", questionou o secretário que se encontra de férias.

O autônomo Benedito Alves Costa, se diz indignado com essa agressão. "Essa paisagem fazia parte da Vila, deveriam aproveitar, planta, transformar em uma área de lazer", argumentou.

Para o funcionário público José Henrique Lustosa Mendes, a prefeitura local deveria desapropriar esse área para o futuro, tornando uma área de reserva.

Um funcionário da Prefeitura Municipal, que não quis se identificar disse que a área pertence a uma família tradicional do lugar e que um dos donos é secretário municipal e que foram usadas máquinas da prefeitura.

A reportagem vai averiguar esse fato.

No IDAF a funcionária confirmou que foi seu diretor o Fernando Campos
Barbosa o responsável pela liberação da área desmatada. O diretor não foi ouvido pois está de férias. No MP, a promotora não se encontrava.

Fotos do Desmatamento na Vila do Itapemirim



    Fonte: Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir