Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 20-02-2007

Alerta de Poluíção no Rio Itapemirim
Ambientalista Dalva Vieira Ringuier acusa a Usina Paineiras de Itapemirim de não cumprir as prerrogativas da Licença de Operação
Alerta de Poluíção no Rio Itapemirim
Foto: Reynaldo Monteiro

Ambientalista Dalva Vieira Ringuier acusa a Usina Paineiras de Itapemirim de não cumprir as prerrogativas da Licença de Operação (LO). Essa licença traz os condicionantes que ela precisa para pode operar. "No caso da usina verifiquei que a LO não foi dado a devida atenção que precisaria e já exigidos nos quatro anos anteriores."

Um dos sérios problemas ambientais gerados pela Usina Paineiras, o vinhoto vai para os canaviais e são jogadas nas lavouras de cana-de-açúcar por sistema de canais. A presidente da bacia do rio Itapemirim, ponderou aos diretores que a plantação fica em uma planície, quando chove, o produto é levado por canais para o rio. Como o volume é grande ficam sedimentados no fundo do rio e provocando a mortandade de peixes.

"Não é por acaso que os peixes que morrem são os que vivem nos níveis mais profundos do rio".

A Usina Paineiras, segundo seus diretores, tem feito monitoramento a montante (acima) e a jusante (abaixo) da Usina, e que a mortandade dos peixes não são de sua responsabilidade.

A ambientalista observa que o monitoramento tem que existir também no rio Muqui que é maior berçário de camarões da Bacia. Outra preocupação do Comitê é com os pescadores e suas famílias.

"Já estamos fazendo uma gestão junto a Secretária de Meio Ambiente para garantir recursos para a instalação de tanques de produção de crustáceos para a sobrevivência em época de defeso ou onde a produção de pescado diminuir", ressaltou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir